Links de Acesso

Ginga Sakaita Savimbi, filha do fundador da UNITA, pede coesão no partido


Partido elege novo líder nesta semana

Uma filha de Jonas Savimbi, fundador da UNITA, adverte que o partido não deve ser visto como herança de quem quer que seja, nem um instrumento ao serviço da incompetência.

Candidatos à presidência da UNITA em Benguela - 1:57
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:57 0:00


A dois dias do 13º congresso extraordinário, Ginga Sakaita Savimbi salienta que só um partido nacional e unido tem condições para chegar ao poder.

Apoiante do candidato Adalberto Costa Júnior, a filha de Savimbi, que esteve em Benguela nas últimas horas, avisa, mais do que o apelo à coesão, que é preciso um presidente a olhar para o sofrimento dos angolanos.

“A UNITA não é herança de ninguém, é nacional e democrático. Ninguém é mais militante do que o outro, com o nosso candidato os cargos serão por competência’’, reforça Ginga Savimbi.

Na hora dos agradecimentos, Adalberto Costa Júnior, apoiado nos 44 anos de independência, disse que a sua candidatura visa afastar a UNITA da periferia da política.

"Mas… sempre os mesmos, será que alguém nasceu para mandar?’’, questiona Costa Júnior, acrescentando que ‘’não aceitamos viver na periferia, até porque a UNITA está a actualizar os seus programas e as expectativas de cada cidadão’’.

Horas depois, o general Abílio Kamalata Numa, outro dos cinco candidatos à sucessão de Samakuva, apontava também para a alternância, com base num ‘’galo negro’’ auto-suficiente.

“O momento actual é que o MPLA vai mesmo ter de ser substituído, não tem como. Nunca vimos uma crise tão profunda, e naquele tempo os ‘fantoches’ eram os outros, mas eles, agora, se intitulam ‘marimbondos’, têm de sair’’, sublinha o general na reserva.

O congresso do principal partido da oposição em Angola decorre entre 13 a 15 em Luanda e tem como ponto alto da agenda a eleição do terceiro líder da organização, depois de Jonas Savimbi e Isaías Samakuva.

Adalberto Costa Júnior, Alcides Sakala, Abílio Kamalata Numa, Raúl Danda e José Pedro Catchiungo são os candidatos.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG