Links de Acesso

Estado deve assumir a dianteira na criação de condições de vida, diz presidente de Cabo Verde

  • Eugénio Teixeira

Jorge Carlos Fonseca, Presidente da República, Cabo Verde

Jorge Carlos Fonseca abriu o IV Fórum Mundial de Desenvolvimento Económico na cidade da Praia.

O presidente cabo-verdiano defendeu na abertura do IV Fórum Mundial de desenvolvimento económico que realiza na cidade da Praia, a necessidade do Estado estar na dianteira, na criação de condições efectivas para que os cidadãos tenham melhores níveis de vida nas regiões onde estão inseridos.

Mas tal tarefa deve também ser assumida por outros agentes da sociedade, disse Jorge Carlos Fonseca.

Nesse contexto, o Chefe de estado do arquipélago destacou a necessidade dos actores locais estarem incluídos em todo o processo de elaboração de políticas publicas destinadas às localidades e comunidades.

Por sua vez, o Primeiro-ministro reafirmou o compromisso do governo em promover a descentralização e regionalização do país, mecanismos essenciais para que haja equilíbrio regional e desenvolvimento sustentado de cada ilha do arquipélago.

Ulisses Correia e Silva disse que o executivo assume o desenvolvimento local para promover o crescimento económico e a consequente melhoria das condições de vida das populações, evitando que haja êxodo para os principais centros urbanos.

O Director nacional de descentralização de Angola disse à VOA que o seu país participa neste fórum com o objectivo de tirar o máximo proveito dos subsídios apresentados.

Numa altura em que Angola reforça a descentralização e a implementação das autarquias locais, Walter de Sá considera relevante beber das melhores experiencias dos outros.

Presente no arranque do Fórum, o antigo Presidente da República enalteceu a importância da conferência se realizar em África.

Pedro Pires espera que Cabo Verde e demais países africanos saibam tirar o máximo proveito das experiencias dos outros que estão mais avançados em matéria do desenvolvimento económico local.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG