Links de Acesso

Especialistas de todo o mundo debatem desenvolvimento local em Cabo Verde

  • Redacção VOA

Cidade da Praia

Praia acolhe até sexta-feira, IV Fórum Mundial de Desenvolvimento Económico Local

Arranca nesta terça-feira, 17, no Estádio Nacional, na Praia, em Cabo Verde, o IV Fórum Mundial de Desenvolvimento Económico Local.

Mais de 80 países, marcam presença no evento, que terá cerca de dois mil participantes e 190 conferencistas.

Uma organização conjunta do Governo de Cabo Verde, de uma rede de global de cidades e governos locais e das Nações Unidas, o fórum decorre até sexta-feira, para promover o diálogo internacional e troca de experiências sobre os desafios do desenvolvimento local entre autarquias, governos regionais, organizações locais e setor privado.

Entre os países lusófonos, participam ainda Angola, Brasil, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

A subsecretária geral das Nações Unidas, que se encontra na Praia,lembrou hoje que os ganhos de desenvolvimento de anos podem desaparecer em horas, instando países como Cabo Verde a apostarem na resiliência e diversificação económica para enfrentar eventuais catástrofes.

Fekitamoeloa Katoa Utoikamanu, também Alto Representante para os Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento, defendeu que os recentes acontecimentos nessas regiões mostraram que, mesmo em países de rendimento médio, "uma catástrofe natural pode apagar todos os ganhos de desenvolvimento num curto período".

Até sexta-feira, estarão em debate temas como a coesão e integração territorial, economias inclusivas e sustentáveis, padrões de urbanização inclusivos e sustentáveis, sociedades resilientes e pacíficas e pequenos Estados insulares em desenvolvimento

O fórum pretende facilitar o diálogo e promover intercâmbios sobre o Desenvolvimento Económico Local eencorajar a cooperação e acções conjuntas visando a promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2030, das Nações Unidas.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG