Links de Acesso

Espanha: Primeiro-ministro pede a participação de catalães na votação de dezembro


 Mariano Rajoy
Mariano Rajoy

Eleições de 21 de dezembro irão salvaguardar a economia e impedir que empresas deixem a região economicamente importante, diz Rajoy.

O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, convocou os catalães para as eleições em dezembro para “restaurar a normalidade” de uma região atingida por tentativas de separação da Espanha, reporta a Reuters.

Hoje, 12, na sua primeira visita a Barcelona desde que Madrid assumiu a administração da Catalunha e demitiu os seus líderes separatistas, Rajoy afirmou que as eleições de 21 de dezembro irão salvaguardar a economia e impedir que empresas deixem a região economicamente importante.

“Queremos uma participação sólida para começar uma nova era política de tranquilidade, normalidade, convivência e respeito”, disse Rajoy à ala catalã de seu conservador Partido Popular (PP).

Ele sublinhou que “devemos urgentemente trazer de volta a normalidade para a Catalunha ... para reduzir a tensão social e parar de prejudicar a economia”.

Apesar da oposição à eleição antecipada imposta por Madrid como forma de resolver o impasse, os dois principais partidos pró-independência da Catalunha, o PDeCAT do líder deposto Carles Puigdemont e o ERC, disseram que participarão.

Contudo, eles não conseguiram chegar a um acordo para concorrer em conjunto, potencialmente prejudicando as chances dos separatistas de obter a maioria no parlamento regional.

O partido pró-independência de extrema-esquerda CUP, cujo suporte foi chave para o governo de Puigdemont, decidirá esta noite se participa das eleições e, se o fizer, de que forma.

XS
SM
MD
LG