Links de Acesso

PR recusa receber relatório da Casa-CE sobe confrontos no Huambo


Abel Chivukuvuku
Abel Chivukuvuku

Líder da Casa-CE diz não acreditar que o PR tenha autorizado a compra de um avião no valor de 60 mihões de dólares.

O Presidente de Angola José Eduardo dos Santos recusou receber o líder da Casa-CE Abel Chivukuvuku que lhe pretendia entregar um relatório sobre os recentes confrontos no Huambo entre forças da ordem e membros da seita A Luz do Dia.

please wait

No media source currently available

0:00 0:01:15 0:00
Faça o Download

A polícia diz que nos confrontos morreram nove polícias e 13 civis, mas dirigentes da oposição têm afirmado que centenas de pessoas foram mortas. A Unita fala em mais de 700.

Chivukuvuku esteve recentemente no local e pediu uma audiência ao presidente José Eduardo dos Santos para lhe entregar o relatório sobre os acontecimentos do seu partido.

"Assim que chegamos do Huambo quisemos falar com o Presidente da República e entregar-lhe o nosso relatório sobre a digressão, mas o Presidente não quis nos receber, por isso decidimos publicar hoje este relatório”, disse o dirigente da Casa-CE que afirmou que num possível encontro com o Presidente queria também discutir questões que “possam não estar no relatório”.

Esta foi a segunda vez no espaço de um ano que Santos recusou-se a encontrar com Abel Chivukuvuku.

No relatório, a Casa-CE solicita ao Executivo uma investigação profunda do caso Kalupeteka com pessoas idóneas e neutras para se apurar a verdade. O partido alerta igualmente o Governo a prestar mais atenção ao fenómeno de proliferação de seitas religiosas pelo país.

Num encontro com jornalistas, Chivukuvuku revelou também não querer acreditar que seja verdade a notícia que dá conta da autorização do Presidente da República para a compra de um avião de luxo no valor de 60 milhões de dólares.

"Não acredito que numa situação de crise o Presidente faça uma coisa destas”, concluiu o presidente da Casa-CE.


XS
SM
MD
LG