Links de Acesso

Controvérsia em redor de conferência de Isabel dos Santos na Universidade de Yale


Participação de empresária será no dia 13

Universidade defende convite mas diz que não dá "aval" às actividades da filha do antigo Presidente angolano

Uma organização ligada à prestigiosa Universidade de Yale, no Estado americano de Connecticut, emitiu um comunicado em que se distancia das “actividades” de Isabel dos Santos, mas defende, ao mesmo tempo, a sua decisão de a convidar para uma conferência organizada para esta sexta-feira, 13.

Esta reacção surge depois da notícia da presença de Isabel dos Santos ter provocado críticas de estudantes que, em alguns casos, a acusam de não ser empresária ou activista e de ser parte de um sistema corrupto em Angola.

Uma das críticas nas redes sociais apelava aos que forem à conferencia pra fazerem perguntas sobre as suas actividades e que Isabel dos Santos “apresente alguns recibos”.

A Associação de Yale para a Paz e Desenvolvimento Africano (YAAPD) emitiu um comunicado afirmando ter recebido vários comentários sobre a presença de Isabel dos Santos na conferência.

A associação disse que “embora a sua presença seja uma componente da conferência, não constitui um aval dela ou das suas actividades pela Universidade de Yale ou pela YAAPD ou dos muito apoiantes e participantes na conferência”.

“Nós obviamente compreendemos e reconhecemos essas preocupações e gostaríamos de declarar que o convite à senhora Dos Santos foi feito por nós na base de que daria aos participantes na conferência uma oportunidade para colocar questões penetrantes e envolverem-se directamente com ela”, diz o comunicado que esclarece que Isabel dos Santos não receberá qualquer pagamento pela sua participação.

A empresária angolana Isabel dos Santos defendeu-se das críticas, afirmando, numa das suas respostas pelo twitter, que a sua presença será “uma boa ocasião para os críticos verificarem por si próprios em vez de fazerem julgamentos” .

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG