Links de Acesso

Burocracia é um entrave em Moçambique


Conselho Municipal de Maputo
Conselho Municipal de Maputo

O director executivo do Banco Mundial diz que a burocracia é um dos principais entraves ao desenvolvimento do ambiente de negócios em Moçambique, e analistas consideram que sem mudanças nas políticas do Estado, vai ser difícil alterar esta realidade.

"Em Moçambique, os negócios são feitos lentamente pelo Governo", defende. Noutros países, num computador é possível registar uma empresa, e aqui o processo leva dias", defendeu Andrew Bvumbe, director executivo do Banco Mundial.

O director executivo do Banco Mundial falava após um encontro com responsáveis da Confederação das Associações Económicas de Moçambique, em Maputo, onde esteve numa visita de trabalho.

"Moçambique continua com uma classificação muito baixa no Doing Business. A burocracia quando se fazem negócios continua a ser um dos principais problemas", disse Andrew Bvumbe.

Para Bvumbe, esta classificação mostra que são necessárias mudanças sérias nas políticas do Governo, uma estratégia que deve priorizar sectores como agricultura. Entretanto, economistas consideram o difícil acesso ao financiamento, a ineficiente burocracia e a corrupção como factores mais problemáticos para o desenvolvimento de negócios em Moçambique.

XS
SM
MD
LG