Links de Acesso

Guiné-Bissau: Prazo da CEDEAO prestes a terminar

  • Lassana Casamá

CEDEAO numa sessão de trabalho

...ainda não há sinais sobre a nomeação de um novo primeiro-ministro.

Aguarda-se com expectativa a reacção da Comunidades Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) face ao cumprimento ou não do acordo de Conacri, por parte das autoridades da Guiné-Bissau.

A CEDEAO tinha dado 30 dias aos actores políticos nacionais para o cumprimento do referido acordo, sob pena de aplicação de sanções.

O prazo termina amanhã e ainda não há sinais sobre a nomeação de um novo primeiro-ministro, ao abrigo do acordo de Conacri, conforme as exigências da CEDEAO e do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

O Presidente da República, disse, no ultimo fim-de-semana, que não vai demitir o Governo liderado por Umaro Sissoco Embaló.

Se tal acontecer, refere José Mário Vaz, terá que ser depois de uma eventual reprovação do seu programa no parlamento.

Face a aparente resistência do Chefe de Estado guineense, o jurista e analista politico, Luís Peti, considera que a CEDEAO deve tomar uma posição firme, caso contrário seria um fracasso diplomático para esta organização sub-regional africana e para toda a comunidade internacional.

“Se a CEDEAO não fizer cumprir o acordo de Conacri seria um fracasso, não só para a própria CEDEAO, como também para o resto da Comunidade Internacional”, disse Peti.

Para o docente universitário, Anselmo Mendes, um dos observadores atentos a situação política na Guiné-Bissau, “é preciso que a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental tenha mais paciência na resolução do problema”.

Esta organização, continua Peti, deverá servir de ponte entre as partes e não favorecer uma, como agora é vista por muitos.

Na opinião de Mendes, não se deve avançar agora com as medidas sugeridas pela comunidade internacionais. "Sanções, ao meu ver, não resolvem nada”.

E Peti acredita que "é possível salvar a situação, porque o presidente pode ainda, até ao fim do dia, exonerar o actual Governo”.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG