Links de Acesso

Ataque cibernético afectou Estados Unidos e Europa do Leste


Onze horas depois do ataque cibernético que afectou os Estados Unidos na Sexta-feira, 21 de Outubro, a Dyn, empresa de controlo de tráfego de internet disse estar tudo resolvido. O Twitter, o PayPal, o Spotify e o Reddit estavam entre os sites atacados.

As disrupções começaram nos Estados Unidos e espalharam-se para partes da Europa do Leste, causando uma quebra na Internet que atingiu vários sites populares tais como a rede social Twitter, o serviço de transferência de dinheiro PayPal, o serviço de streaming de música Spotify e o site de discussão Reddit.

A Dyn, uma empresa de New Hampshire (no nordeste dos Estados Unidos) gere partes cruciais da infraestrutura de internet disse que o ataque aconteceu por volta das 11 horas, tempo universal.

Aquela empresa é responsável pelo processo de “reroute” do tráfego de Internet, hospedando o DNS (sistema de nome de domínio) e disse ter resolvido o primeiro ataque, mas enfrentou um segundo pelas 17horas, tempo universal. Depois de resolver o segundo ataque, a Dyn afirma terem surgido mais problemas na noite de Sexta-feira.

O ataque chamado DDOS consistiu no carregamento de tráfego em servidores específicos, por parte de hackers, que enviam quantidades de informação até os servidores não conseguirem aguentar e desligarem.
Este tipo de ataque é cada vez mais comum, mas a escala deste último significa que estão cada vez mais fortes e sofisticados.

Os sites afectados não foram de facto atacados. O que os hackers fizeram foi atacar e empresa Dyn, que hospeda o DNS de cada um desses sites, o que para os especialistas causa maiores estragos do que atacar um site individualmente.

Outros sites afectados pelo DDOS foram o Airbnb, Netflix, Etsy, SoundCloud e The New York Times.

XS
SM
MD
LG