Links de Acesso

"Fim de Kadaffi, início de nova era", dizem à VOA analistas angolanos


A man stands between bonfires lit by demonstrators as they clashed with police during an anti-government protest in Rio de Janeiro, Brazil, June 20, 2013.
A man stands between bonfires lit by demonstrators as they clashed with police during an anti-government protest in Rio de Janeiro, Brazil, June 20, 2013.

Vários lideres africanos temem ser atingidos pelos estilhaços da "Primavera árabe"

A morte de Moamar Kadaffi e a consequente queda do regime líbio tem implicações variadas na vida política do continente africano.

O coronel Moamar Kadaffi foi uma figura de destaque no seio da União Africana nos últimos anos.

Com a sua morte vários líderes africanos receiam ser atingidos pelos estilhaços da "Primavera árabe".

Em Angola os receios vão para os sinais de insatisfação fundamentalmente entre jovens que saem frequentemente à rua para contestar o presidente da república, José Eduardo dos Santos e o seu governo.

O Panguinho de Oliveira conversou a respeito das implicações da morte de Kadaffi com os jornalistas Rui Albino e Agostinho Rodrigues do semanário Angolense.

Para Rui Albino o coronel Kadaffi procurou o seu próprio caminho e o seu trágico fim era previsivel.Acrecentou que os politicos africanos há mais de 10 anos no poder devem precaver-se para adequar as suas politicos à realidade actual.

Quanto a Agostinho Rodrigues,afirmou à VOA que a "Primavera árabe" foi o fim de um ciclo e o princípio de uma nova era.

Ouça a mesa-redonda da "Voz da América".

XS
SM
MD
LG