Links de Acesso

Niger entregará filho de Kadhafi ao Tribunal Internacional


Saif al-Islam, filho de Kadhafi, fotografado em finais de Agosto deste ano, após a fuga de Tripoli.
Saif al-Islam, filho de Kadhafi, fotografado em finais de Agosto deste ano, após a fuga de Tripoli.

Saif al-Islam pode estar a caminho do Niger mas as autoridades dizem desoconhecer o seu paradeiro.

O Tribunal Penal Internacional tenta obter a rendição de Saif al-Islam, o filho de Kadhafi que está a monte e possivelmente a caminho do Niger.

Saif al-Islam está a monte desde que fugiu de Tripoli, em Agosto, com o seu pai. Os procuradores do Tribunal Penal Internacional dizem que ele é acusado de crimes contra a humanidade e estão a tentar que ele se entregue às autoridades.

Aparentemente, foi o próprio Saif que, através de intermediários, contactou o tribunal, para se entregar, quando parecia iminente a sua captura, há duas semanas.

Mas agora, há rumores de que ele pode estar a caminho do Niger. Durante a rebelião líbia, caravanas automóveis com apoiantes de Kadhafi foram autorizadas a entrar no Niger, segundo o governo, por razões humanitárias.

Mas Habi Mahamadou Salissou, membro do novo governo de coligação nigerino, diz que o melhor é Saif render-se.

E adianta: “Se o Tribunal Penal Internacional está em conversações com ele, o melhor para Saif al-Islam é ir de vontade própria, em vez de se arriscar a ser caçado pelos líbios que o vão matar como mataram o seu pai e o seu irmão”.

Salissou afirma desconhecer o paradeiro de Saif, mas afirma que se estiver no Niger será entregue ao Tribunal Internacional. Acrescenta que o seu país é signatário do Tribunal e está obrigado a respeitar os seus compromissos, protegendo, no entanto, a vida de todos os que se encontram no seu território.

Muammar Kadhafi continua a ser uma figura popular entre a etnia tuareg do Niger e do Mali, muitos dos quais combateram no seu exército. Os tuareg lançaram rebeliões armadas contra aqueles dois países que Kadhafi inicialmente apoiou, mas cujo fim ajudou, depois, a negociar.

O Mali e o Niger estão em conversações com o novo governo líbio para possibilitar o regresso dos combatentes tuareg no antigo exército de Kadhafi. Numerosos grupos de tuaregs armados que fugiram da Líbia de regresso às suas terras de origem, levantam receios de instabilidade, já de si agravados pela distribuição de armas a terroristas da al-Qaeda.

XS
SM
MD
LG