Links de Acesso

Adeus de Mugabe poderá valer 10 milhões de dólares


Depois do adeus, Mugabe que vivier em zona rural
Depois do adeus, Mugabe que vivier em zona rural

Ex presidente está "bem e jovial". Porta voz diz que reforma será estabelecida de "acordo com a lei"

O sobrinho do derrubado Presidente do Zimbabue, Robert Mugabe disse neste domingo, 26, que Mugabe encontra-se bem de saúde e "bastante jovial".

Leo Mugabe disse que o antigo Presidente aceitou bem a sua demissão e que quer ir viver para a sua propriedade agrícola numa zona rural.

O sobrinho do Presidente recusou-se a discutir notícias de que Robert Mugabe irá receber um bónus de 10 milhões de dólares como parte do acordo para se demitir.

De acordo com essas notícias, Mugabe recebeu também a promessa de imunidade contra qualquer acusação, a garantia de poder manter as suas propriedades e ainda o seu salário.

Um porta-voz de Robert Mugabe disse contudo que os termos da reforma do Presidente serão estabelecidos pela lei.

O sobrinho disse que a esposa do ex-Presidente, Grace Mugabe, se encontra com o seu marido e quer agora planear construir uma universidade com o nome de Robert Mugabe.

O novo Presidente do Zimbabue, Emmerson Mnangagwa, está entretanto a discutir a formação de um novo governo não se sabendo se vai escolher um executivo alargado a outros partidos ou apenas à ZANU PF, que governa o país desde a independência.

O antigo ministro das Finanças, Ignatius Chombo, deverá entretanto comparecer de novo em tribunal na Segunda-feira para apresentar um pedido de liberdade sob fiança.

Chombo compareceu em tribunal no Sábado, 25, acusado de corrupção e disse ao tribunal ter sido retirado à força de sua casa a 15 de Novembro por militares.

Com ele compareceu também o antigo dirigente da ala juvenil da ZANU PF, Kudzanai Chipanga, que deverá também comparecer de novo em tribunal na Segunda-feira

Zimbabué tem novo presidente, Mnangagwa
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:04 0:00

XS
SM
MD
LG