Links de Acesso

Abstenção nas eleições angolanas poderá atingir nível recorde


Manifestantes pedem transparência nas eleições em Angola, Cacuaco
Manifestantes pedem transparência nas eleições em Angola, Cacuaco

Analistas dizem que desilusão e "descrédito generalizado" dos partidos politicos podem levar eleitores a não votarem

O eleitorado angolano poderá abster-se de votar nas próximas eleições em números recordes, disseram dois analistas angolanos.

Nas últimas eleições de 2012 a abstenção rondou os 40% e receia-se que esse número seja ainda maior este ano

O analista Sérgio Kalundungo não tem dúvidas em afirmar que, a julgar
pelos níveis de desencanto dos cidadãos, o fenómeno da abstenção pode
estar bem presente nas eleições de 23 de Agosto.

Kalundungo fez notar que o número de eleitores que escolhem não participar tem vindo a caír desde 2008

“De 2008 a 2012 houve uma redução do número de pessoas que compareceu às mesas de voto e eu acredito que de lá para cá a nossa democracia viveu uma certa crise, na medida em que houve um afastamento, aumentaram os níveis de desencanto entre os cidadãos e a política”, disse o analista para quem “ os próprios políticos também se foram afastando dos cidadãos”.

“Não ficaria surpreso se o nível de abstenção e desinteresse fosse maior”, acrescentou.

Walter Ferreira, analista e coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania, concordou em que é possível um aumento da abstenção.

“Há um descrédito generalizado dos partidos políticos e das instituições”, disse.

A campanha eleitoral completa Domingo a sua primeira semana e Sérgio Kalundungo deu uma avaliação positiva a esses primeiros dias de campanha e sublinhou os apelos à tolerância feitos pelo presidente da Comissão nacional Eleitoral e pelo Ministro do Interior.

“Fiquei muito agradado de ver o encontro entre o governador do Huambo que é também o primeiro secretário do MPLA com os seus pares de outros partidos para apelar à harmonia e paz”, disse fazendo notar um encontro “num culto” no Kwanza Sul entre o governador e membros de outros partidos.

Kalundungo criticou os tempos de antenas afirmando que em alguns casos de podem confudir “com uma sessão de comédia”.

Por outro lado o ativista cívico Walter Ferreira manifestou preocupação pelo que disse ser o envolvimento das igrejas a favor de um dos concorrentes.

“Esta intromissão da igreja nesta fase de pré campanha e campanha eleitoral é muito feita e é triste”, disse. Walter Ferreira que é também coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania.

“Igrejas que durante um ano não oraram as mortes de pobres, as demolições de casas de cidadãos vêm agora orar para as eleições e isto é uma aberração”, acrescentou Walter Ferreira para quem nesta campanha eleitoral para a oposição “ seria mais importante do que criticar o MPLA introduzir uma forma diferente de dialogar com o eleitorado”.

O analista considerou que os partidos políticos devem fazer uma aposta mais forte na juventude já que o eleitorado mais velho está muito ligado a lealdade partidária sendo pouco provável que mude o seu voto em relação a eleições anteriores devido a “ligações históricas”.

A historia de Angola, disse, “muitas vezes confunde-se com a historia dos partidos políticos e daí eu achar que a oposição como quer chegar ao poder deveria explorar o eleitorado mais novo”.

Interrogado sobre o facto de todos os partidos prometerem combater a corrupção Walter Ferreira disse que a corrupção “é combatida por um lado com coragem e por outro lado pela separação do poder judicial do poder político”.

“Temos que ter uma procuradoria-geral da republica que efectivamente vá atrás daqueles que estão na gestão da coisa publica e que depois desviam e precisamos de ter uma independência dos tribunais”, acrescentou

XS
SM
MD
LG