Links de Acesso

Cabinda: Padre Congo critica Igreja Católica


O ex-prelado católico diz que a Igreja tornou-se no "no braço direito" do Governo em Cabinda, o que "é uma vergonha"

O ex-padre católico Casimiro Congo, que formou a sua própria igreja em Cabinda, lançou um forte ataque verbal contra a Igreja Católica acusando-a de ser “uma autêntica vergonha”.

A igreja formada pelo Padre Casimiro Congo foi recentemente encerada pelas autoridades que alegam que este não cumpriu os preceitos da lei para a sua legalização.

please wait

No media source currently available

0:00 0:01:50 0:00
Faça o Download

.A igreja do Padre Congo em Cabinda mantém-se impedida de receber fieis e com a policia a ocupar o local,

"A Igreja Católica Romana já deu o que tinha a dar, não tem a liberdade de conduzir e dar vida aos filhos de Deus em Cabinda, a minha igreja representa neste momento, liturgicamente, biblicamente, a grande forca, não a única mas uma das grandes forcas vivas de Cabinda e neste momento há tantos católicos a abandonar a igreja para virem para a minha, mesmo perseguidos", relata o Padre Congo.

Ele deu como exemplo da colaboração que diz existir entre o Estado angolano e a hierarquia católica um recente incidente em Subantando onde os crentes locais “revoltaram-se e fecharam a igreja”.

O bispo teria tentado resolver o problema mas face à sua incapacidade foi a administração municipal que interveio, algo que o Padre Congo diz não se justificar porque o Governo “se diz laico”.

O Executivo interveio neste caso, acrescentou, “porque o Governo confia na Igreja Católica Romana como seu braço direito, na destruição de muitas coisas como a língua que está a ser destruída pela Igreja Católica”.

“Eu não sou contra por amor de Deus, eu amo profundamente a igreja, só que ela não está a ser a igreja que eu pensava”, disse o Padre Congo, para conclui: "Em Cabinda é uma autentica vergonha".


XS
SM
MD
LG