Links de Acesso

Namibe adopta calendário especial de exames para filhos de pastores

  • Armando Chicoca

Director de educaçâo do Namibe Pacheco Francisco

Director de educaçâo do Namibe Pacheco Francisco

Centenas abandonaram as suas areas devido á seca que forçou os pastores a mudarem de area

O departamento de educação do Namibe está a tomar medidas para tentar salvar o ano escolar dos filhos de pastores que devido á seca se movimentaram para outras zonas.

As escolas móveis criadas ao longo do roteiro de passagem dos criadores, que começa desde o Município do Virei, passando pela Bibala e termina no Município do Camucuio, não conseguiram travar o ímpeto da marcha de quem procura o pasto e água para o seu gado.

Os Municípios da Bibala e do Camucuio são os que mais registaram o abandono escolar, com mais de 800 petizes, em detrimento do pasto de gado e transumancia, segundo revelação do director provincial da educação Pacheco Francisco.

Por força deste constrangimento resultante da estiagem, o sector da educação foi obrigado a providenciar um calendário especial para a avaliação escolar das crianças que acompanharam seus pais, disse à Voz da América Pacheco Francisco.

O referido calendário especial, vai ser aplicado logo que termine a instabilidade criada nas zonas pastoris em consequência da escassez de chuvas.
XS
SM
MD
LG