Links de Acesso

Huíla: Nomeação de governador é assunto do dia

  • Teodoro Albano

Grande Hotel da Huíla, no Lubango

Grande Hotel da Huíla, no Lubango

A nomeação de João Marcelino Tchipingui para o cargo de governador é tema de conversa em todos os cantos da província.

Nos locais públicos como restaurantes, universidades e até nas igrejasa nomeação de João Marcelino Tchipingui é o assunto do dia.Que governador vamos ter? É a pergunta que se coloca.

João Marcelino Tchipingui é também o 1º secretário provincial do MPLA. Pela primeira vez ao fim de mais de 20 anos a frente do partido no poder Tchipingui vai acumular com a chefia do executivo.

Entre os huilanos dúvidas e convicções sobre um futuro melhor da província levantam-se. António Elias;
“Oxalá essa ideia esse pensamento de que a Huíla pertence aos nyaneka humbi não prevaleça na mente do agora governador da província da Huíla”.

Para Filipe Soneha, João Marcelino Tchipingui tem qualidades para dirigir a província porque conhece a terra que o viu nascer.
“ Com a nomeação do Dr. Marcelino Tchipingui algo na Huíla benéfico pode mudar, pois que ele cresceu na província, conhece a província, conhece os trabalhos da província e não só o povo em geral domina, eu creio que algo poderá mudar”.

O sindicato de professores na Huíla não tem boas lembranças do anterior governador Isaac dos Anjos. O litígio judicial aberto em 2011 por este contra o sindicato na sequência de uma manifestação pública é a prova disso mesmo.



Do actual governador, João Francisco do SINPROF, espera mais abertura para o diálogo;
“ Ele é o governante é o chefe máximo do executivo na província tenha competência de chamar os sindicais para dialogar quando há um determinado problema”.

Para o reverendo, Frederico José Lourenço, secretário provincial da Igreja Evangélica congregacional, a instituição que dirige está pronta a colaborar até onde for possível;
“Todo apoio para igreja que nós esperamos dele e que também aquele que ele achar deve esperar da igreja, nós estaremos de mãos estendidas para o fazer”.
Sociedade civil pronta a colaborar com o novo chefe do executivo da Huíla, João Marcelino Tchipingui.

Mostrar Comentários

XS
SM
MD
LG