Links de Acesso

Árabes americanos preferem Obama

  • Redacção VOA

A maioria dos americanos de origem árabe apoia o presidente Obama na corrida à Casa Branca.

O Instituto Árabe Americano acaba de publicar uma sondagem indicando que a maioria dos americanos de origem árabe apoia o presidente Obama na corrida à Casa Branca.

Há boas e más notícias para o presidente Barack Obama nesta sondagem envolvendo 400 eleitores de origem árabe.

Segundo o presidente do Instituto Árabe Americano, Jim Zogby, o presidente Obama dispõe de uma vantagem de 24% em relação ao seu opositor republicano Mitt Romney: “Nestas eleições específicas, na luta entre o presidente Barack Obama e Mitt Romney, o presidente tem uma vantagem substancial de 52 contra 24%.”

Contudo o reverso da medalha é que 15% dos árabes americanos que votaram por Obama em 2008 ainda não demonstraram o seu apoio ao presidente nestas eleições.



A sondagem contem também más notícias para Mitt Romney. De facto o seu apoio entre os árabes americanos está a cair: “ Os números dos republicanos passaram de 27 para 22% desde 2008 e a proporção de democratas para republicanos continua a ser de mais de 2 para 1”.

Segundo Zogby o crescente descontentamento dos árabes com os republicanos começou em 2002 com as políticas do então presidente George W. Bush no Iraque e no Médio Oriente em geral.

Salienta ainda que 24% dos árabes americanos se identificam como independentes dos dois grandes partidos.
XS
SM
MD
LG