Links de Acesso

Estados Unidos e México afinam posições

  • Redacção VOA

Rex Tillerson no México

Secretários americanos de Estado e de Segurança Interna reúnem-se com o Presidente e outros governantes no país vizinho

Os secretários americanos de Estado e de Segurança Interna, Rex Tillerson e John Kelly, encontram-se nesta quinta-feira, 21, com responsáveis mexicanos, numa missão que pretende transformar a tensão entre os dois países numa relação "respeitosa e construtiva".

Tillerson e Kelly reúnem-se com o Presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, e com seus secretários de Relações Internacionais, Interior, Finanças, Defesa e Marinha.

Os principais temas da agenda, segundo o Governo americano, são segurança fronteiriça, cooperação policial e comércio, na tentativa de construir “uma relação respeitosa, próxima e construtiva".

Luis Videgaray diz querer discutir pontes e não muros

Luis Videgaray diz querer discutir pontes e não muros

O ministro mexicano das Relações Exteriores, Luis Videgaray, diz que os dois países estão a trabalhar num entendimento desde que veio a Washington há 15 dias para se reunir com Tillerson.

"O México é um país que quer construir pontes, que não deseja construir muros", afirmou Videgaray recentemente na Alemanha.

"Temos divergências públicas, notórias, que ainda não resolvemos, há posições nas quais o México naturalmente não está disposto a ceder nenhum milímetro, mas noutros muitos temas estamos abertos a construir através do diálogo", disse Videgaray, advertindo que a reunião de amanhã será apenas mais uma de uma longa lista.

XS
SM
MD
LG