Links de Acesso

Estados Unidos procuram formas de trabalhar com a Rússia, diz Mike Pence em Bruxelas.


Mike Pence (esquerda) e Donald Tusk (direita)

O vice-presidente Mike Pence disse, hoje em Bruxelas, que os Estados Unidos continuarão a responsabilizar a Rússia, mas o presidente Donald Trump procura maneiras de trabalhar com Kremlin.

Pence fez o comentário ao lado do presidente do Conselho da União Europeia, Donald Tusk.

"Na sequência dos esforços russos no sentido de redesenhar as fronteiras internacionais à força, continuaremos a apoiar os esforços na Polónia e dos países bálticos, através da iniciativa de presença avançada da NATO", disse Pence.

"E em relação à Ucrânia, os Estados Unidos continuarão a responsabilizar a Rússia e exigir que a Rússia honre os acordos de Minsk começando por reduzir a violência no leste da Ucrânia, " disse Pence.

O vice-presidente não deu detalhes sobre possíveis laços mais estreitos com a Rússia, dizendo apenas que Trump acredita que podem ser encontrados.

Pence realçou a necessidade de cooperação em prol de economias livres e justas, afirmando que "fortalecer a nossa vitalidade económica exigirá escolhas difíceis, mas necessárias".

Nesta primeira viagem à Europa, desde que assumiu o posto, Pence procura tranquilizar os aliados de que os Estados Unidos continuam a ser um amigo firme no meio de preocupações sobre a estratégia de priorizar os interesses americanos do governo de Trump.

XS
SM
MD
LG