Links de Acesso

"A corrupção começa na Cidade Alta", acusa líder da UNITA


Isaías Samakuva, presidente da Unita
Isaías Samakuva, presidente da Unita

Isaías Samakuva afirma que José Eduardo dos Santos falou de outro país no discurso sobre o estado da Nação.

O presidente da UNITA acusou nesta quarta-feira, 19, o Presidente José Eduardo dos Santos de ter apresentado no seu discurso sobre o estado da Nação na passada segunda-feira um outro país que não Angola, onde a crise é enorme e a corrupção a base dos problemas do país.

Na réplica à intervenção de Santos na Assembleia Nacional, Isaías Samakuva acusou-o de estar na origem da corrupção no país, que começa na cidade alta.

O líder do principal partido da oposição disse não conseguir entender como José Eduardo dos Santos disse que o país atingiu 50 por cento dos objectivos do milénio das Nações Unidas.

“Quando toda a gente sabe que os hospitais estão desprovidos de medicamentos, de fios de sutura, de seringas, de luvas e de tudo mais, o senhor Presidente acha que não é bem assim”, afirmou Isaías Samakuva, lembrando que quando agentes do Estado recorrem a actos de “pura crueldade consubstanciados em demolições brutais das casas dos angolanos em meio a assassinatos, até de crianças, e de abusos sexuais contra mulheres em defesa de interesses particulares, o senhor Presidente considera que está tudo a andar bem”.

Para Isaías Samakuva, a principal causa de todos os problemas em Angola está na corrupção, mas, segundo ele, José Eduardo dos Santos não sabe por onde começar o combate já que o problema está em casa, “em si próprio.

“O fenómeno da corrupção começa na Cidade Alta e vai como um vírus afectando tudo o que encontra pela frente”, acusou.

Numa longa intervenção que ele chamou de réplica ao discurso sobre o estado da Nação, Samakuva disse que os três principais desafios que o país enfrenta são “a organização estrutural e funcional do Estado, o impacto da estrutura política no processo eleitoral e a sustentabilidade da dívida pública”.

O presidente da UNITA reiterou ainda que só a democracia poderá libertar Angola dos seus medos e dar um futuro melhor e reiterou a visão liberal do seu partido.

XS
SM
MD
LG