Links de Acesso

Ataque com granada num bar do Quénia faz 1 morto e 20 feridos

  • Paulo Oliveira

Forças quenianas na Somália

Forças quenianas na Somália

As recentes ameaças por parte da al-Shabab perturbaram muitos quenianos



As autoridades quenianas aumentaram a segurança na capital, após o ataque á granada contra um bar do centro de Nairobi que feriu 13 pessoas. O ataque ocorreu após o grupo militante somali al-Shabab ter alertado para uma retaliação pela incursão militar queniana na Somália.

A explosão ocorreu no bar, entre a meia-noite e a uma da manhã, mas horas mais tarde ainda se podiam ver manchas de sangue, a poucos metros de onde um assaltante não identificado lançou a granada.

Garrafas vazias de uma cerveja queniana estavam espalhadas pelo chão deste bar frequentado pela classe laboral. O local fica próximo dos terminais de autocarro da cidade e os bares e os hotéis fervilham de actividade mesmo nas noites de domingo.

O dono do bar Charles Mwaura indicou que irá reabrir o bar logo que tenha autorização da polícia.

“Se desistes por que foste atacado é como dizer – se tiver sido a al-Shabab – que venceram. Não se pode desistir”.

A polícia queniana indicou ser muito cedo para relacionar o ataque à al-Shabab, mas alertou as pessoas para estarem alerta a actividades suspeitas. O grupo militante ligado à al-Qaida ameaçou atacar Nairobi quando as tropas quenianas entraram na Somália na perseguição dos combatentes do grupo, que tem sido responsabilizados pelos recentes raptos através da fronteira.

A polícia da cidade afirmou que o atacante utilizou o mesmo modelo de granada russa que foi usado, o ano passado, contra um autocarro que se deslocava de Campala para Nairobi.

As polícias queniana e ugandesa atribuíram, na altura, o ataque à al-Shabab.

As recentes ameaças por parte do grupo perturbaram muitos quenianos, e colocando em duvida o envolvimento militar queniano na Somália.

Todavia Charles Mwaura considera que o governo está a fazer o que deve.

“Penso que não devemos hesitar em persegui-los. O ataque contra o bar é um resultado disso. Apoiamos a actuação do governo.”

A embaixada dos Estados Unidos em Nairobi emitiu um alerta no sábado avisando para a iminência de ameaça de ataques terroristas contra alvos quenianos incluindo clubes nocturnos.

XS
SM
MD
LG