Links de Acesso

Moçambique: Universidade Mussa Bim Bique tem novo reitor

  • Faizal Ibramugy

Moçambique: Universidade Mussa Bim Bique tem novo reitor

Moçambique: Universidade Mussa Bim Bique tem novo reitor

A Universidade Mussa Bim Bique deu o seu primeiro passo na resolução dos conflitos ali instalados, com a tomada de posse do novo reitor, Francisco Inácio Alar.

Depois de várias manifestações protagonizados por estudantes e docentes por alegada falta de seriedade e mau funcionamento, a Universidade Mussa Bim Bique deu o seu primeiro passo na resolução dos conflitos ali instalados, com a tomada de posse do novo reitor, Francisco Inácio Alar. A Universidade Mussa Bim Bique foi dirigida por um reitor sem nível superior o que provocou muito barulho no seio dos estudantes e docentes. Aliás essa foi a razão por várias vezes invocada durante as manifestações que tinham lugar mensalmente naquela instituição de nível superior, o que levou o Ministério da Educação a intervir, chegando a ameaçar fechar as portas da universidade. Nesta semana duas faculdades daquela universidade na província da Zambézia tiveram que fechar portas, em cumprimento das medidas tomadas pelo governo moçambicano, uma vez que as duas faculdades não reuniam condições.

O Professor Doutor Francisco Inácio Alar, substituiu Freitas Delgado. Até à data da sua indicação como reitor, Francisco Alar era docente da Universidade Eduardo Mondlane e colunista de vários órgão de comunicação social no país.

Na ocasião Francisco Inácio Alar, mesmo reconhecendo o trabalho existente para devolver o bom nome da universidade prometeu fazer tudo para que o bom funcionamento da instituição se compare com outras universidades em exercício no solo pátrio.

Para o efeito, Francisco Alar, pediu o envolvimento de todos os intervenientes da Universidade Mussa Bim Bique.

Por outro lado, o Presidente de Direcção do Centro de Formação Islâmica, proprietária daquela instituição de ensino superior, Momade

Bay, disse que a tomada de posse novo reitor é o começo de um ciclo de reformas que se pretendem desenvolver na universidade para imprimir uma nova dinâmica no funcionamento e redimensionamento da instituição.

XS
SM
MD
LG