Links de Acesso

Sudão do Sul e do Norte assinam acordo sobre Abyei


Cerimonia de assiantura de acordo entre o Sudão do Norte e do Sul soob a mediação do antigo presidente sul-africano Thabo Mbeki
Cerimonia de assiantura de acordo entre o Sudão do Norte e do Sul soob a mediação do antigo presidente sul-africano Thabo Mbeki

Forças de ocupação vão abandonar a região para serem substituidas por capacetes azuis etíopes

O Sudão do Norte e do Sul chegaram a uma base de acordo sobre o estatuto da disputada região autónoma de Abyei.

O acordo cria condições para a abordagem sobre uma série de assuntos que precisam de ser resolvidos antes da independência do Sudão do Sul a 9 de Julho.

A breve cerimonia de assinatura ontem deste acordo surge depois de vários dias de trocas de acusações, enquanto as noticias se referiam a combates mortíferos nas fronteiras entre o Sul e o Norte, ao mesmo tempo que os relatos anunciavam a iminência de uma catástrofe humanitária.

O antigo presidente sul-africa Thabo Mbeki mediador do conflito, disse que o acordo exige a completa desmilitarização de Abyei e o envio de uma força de capacetes azuis etíopes sob o mandato das Nações Unidas.

“As forças armadas do Sudão vão retirar-se, e serão estacionadas fora de Abyei, assim como todas outras forças militares na área como o Exército para a Libertação do Sudão – SPLA – para serem substituídas por forças etíopes assim que forem autorizadas pelas Nações Unidas.”

Mbeki disse que uma brigada de capacetes azuis etíopes poderá chegar a Abyei dentro de dias, uma vez que as Nações Unidas derem a ordem de partida.

“Temos que esperar até que o Conselho de Segurança da ONU confira o mandato. Mas logo que isso for feito, eles serão prontos para entrar em acção. Se nós pudemos avançar hoje, até porque os etíopes estão prontos, seria uma muito boa notícia.”

O presidente Thabo Mbeki logo a seguir a cerimónia de assinatura do acordo foi de imediato a sede das Nações Unidas em Adis-Abeba para uma breve vídeo-conferência com o Conselho de Segurança em Nova Iorque.

A embaixadora dos Estados Unidos nas Nações Unidas Susan Rice disse que já existe um projecto de resolução autorizando o envio de capacetes azuis a Abyei vai brevemente ser enviado aos países membros.

O acordo assinado ontem apela igualmente a reconstituição da anterior equipa conjunta entre as duas partes, e que as responsabilidades em matéria de segurança sejam transferidas para um comité conjunto que poderá incluir membros indicados pela Comissão da União Africana.

XS
SM
MD
LG