Links de Acesso

Grandes mudanças no sistema de domínios da internet


O registo dos novos domínios estará a cargo de uma organização baseada em Los Angeles
O registo dos novos domínios estará a cargo de uma organização baseada em Los Angeles

ICANN anuncia o fim de restrições aos sufixos na atribuição de domínios de internet

O organismo que regula os domínios na internet concordou em levantar restrições sobre os sufixos das páginas da internet.

Essa mudança vai fazer crescer de forma dramática o número de possíveis nomes de páginas da internet, e é encarada como nova oportunidade que se abre para empresas, cidades e etc no mundo da cibernética.

Até então, os proprietários de paginas da internet estavam limitados a uma série de sufixos, tais como .com, .org ou ainda .gov. Mas a partir de Janeiro os registadores vão estar livres de inventar os seus próprios sufixos.

Espera-se que as grandes empresas vão criar os sufixos a partir dos seus próprios nomes. A Japonesa CANON, já anunciou que tem planos em requerer o direito sobre o uso do domínio que termina em .canon. A capital alemã Berlim já expressou igualmente o interesse em adoptar o sufixo .berlim.

Os sufixos podem ajudar a organizar a internet através da linguagem, espaço geográfico e indústria.

Esta mudança de prática foi aprovada por uma larga maioria esta Segunda-feira em Singapura numa votação no seio da Corporação para a definição de nomes da internet e números da Internet ICANN.

Uma organização de benevolência de Los Angeles deverá iniciar o processo de recepção de candidaturas para os novos nomes a partir de 12 de Janeiro.

Brad White é director do ICANN para os assuntos dos medias e diz que abertura do sistema de endereços da internet vai ter um grande impacto comercial e social.

“Isto vai permitir possibilidades para a inovação, criatividade, marketing e novas empresas. Não podemos prever o impacto completo que essa mudança vai ter, mas sabemos que vai ter um tremendo impacto, em muitos da mesma maneira que ninguém tinha previsto o impacto das redes sociais.”

Existem actualmente 22 genéricos de domínio de alto nível conhecido como gTLDS. Os sufixos .com, .org, e .info são alguns dos poucos exemplos. Existem também cerca de 250 domínios de países como .uk para Reino Unido e .cn para a China. Várias centenas de novos gTLDs deverão surgir com o novo sistema.

XS
SM
MD
LG