Links de Acesso

Guiné-Bissau: Rui Duarte de Barros nomeado primeiro-ministro


Residentes de Bissau vão fazendo a vida na normalidade aguardando pelo novo governo de transição

Residentes de Bissau vão fazendo a vida na normalidade aguardando pelo novo governo de transição

Uma nomeação que só foi possível depois da assinatura do Pacto de Transição entre o Parlamento e os partidos da oposição

Guiné-Bissau: Rui de Barros é 1º Ministro

Rui Duarte de Barros é o novo primeiro-ministro da Guiné-Bissau nomeado esta Quarta-feira, pelo presidente Serifo Nhamadjo.

A nomeação deste antigo comissário Bissau-guineense na UEMOA e ex-ministro das finanças, seguiu-se a assinatura esta tarde em Bissau do Pacto de Transição entre o Parlamento e os partidos políticos da oposição.

Rui de Barros fazia parte de uma lista de várias personalidades bissau-guineenses cujos nomes estiveram em debate nos últimos dias entre o Comando Militar, o Presidente da República de Transição, Serifo Nhamadjo e os partidos políticos com vista a formação do aguardado governo de transição.

Esta nomeação decorre por outro lado num constexto em que parecem estr em curso os primeiros passos para a normalização da vida política e o retorno a ordem constitucional. Para já, o novo primeiro-ministro deverá apresentar o seu elenco governamental que deverá resultar das negociações entre os partidos signatários do Pacto de Transição desta Quarta-feira.

Este novo documento define as regras do jogo político durante os 12 meses de transição. Ele estipula também que tanto o Presidente da República e o Primeiro-ministro de Transição poderão concorrer as próximas eleições presidenciais ou legislativas.

O Pacto prorroga por outro lado a presente legislatura do parlamento cujo fim esta previsto para o próximo mês de Novembro. Os ainda deputados vão continuar em funções até ao final do processo de transição.

Ouça a reportagem de Lássana Cassamá enviada de Bissau...

Mostrar Comentários

XS
SM
MD
LG