Links de Acesso

Mali: Campaore inicia contactos com separatistas do norte


Separatistas apoderaram-se da região depois do golpe de estado de 22 de Março.

O presidente Blaise Campaore do Burkina Fasso deu inicio a conversações com os grupos que assumiram o poder no norte do Mali.

Separatistas apoderaram-se da região depois do golpe de estado de 22 de Março que derrubou o governo civil em Bamako.

Campaore está a liderar os esforços de mediação da CEDEAO para o regresso à ordem constitucional naquele país.

O ministro dos negócios estrangeiros do Burkina Fasso, Djibril Bassolé disse à imprensa que o presidente Campaore está envolvido em conversações com os grupos militantes do norte do Mali.

Segundo ele a situação é delicada devido às rivalidades entre o grupo separatista tuaregue, MNLA, e a seita islâmica Ansar Dine.

Bassolé afirmou que as conversações destinam- se a preservar a integridade territorial, a segurança e os direitos humanos no Mali.

Desde há muito que o norte do Mali tornou- se num santuário de terroristas e de traficantes e a região tem sido palco de repetidas revoltas dos tuaregues.

Na sequência do golpe de estado, os grupos armados na região dirigiram-se para sul cortando assim o país em metade.

O MNLA declarou o estado independente de Azawad a 5 de Abril enquanto o grupo Ansar Dine rejeitava a independência e começava a impor a sua versão da lei islâmica nas cidades nortenhas.

De acordo com a CEDEAO e outras organizações internacionais, a crise no norte do Mali ameaça desestabilizar toda a região e dezenas de milhares de malianos já fugiram à fome e à incerteza no norte.

Enquanto isso em Bamako os medianeiros da Africa Ocidental continuam num impasse nas suas conversações com a junta militar acerca de um futuro governo de transição.

Um período de transição de 40 dias previsto na constituição maliana acaba na próxima terça-feira e a CEDEAO quer que um governo interino assuma o poder por um ano para organizar eleições.

Quanto à junta militar diz que pretende organizar uma convenção nacional para para eleger um novo líder interino. A junta fixou contudo um prazo e os seus opositores dizem que se trata apenas de um esforço dos militares para se manterem no poder.

XS
SM
MD
LG