O primeiro-ministro de Israel e responsáveis do Hamas indicaram nesta terça-feira, 21, que faltam apenas detalhes para um acordo que permitirá a libertação dos reféns sequestrados pelo grupo radical palestiniano a 7 de outubro no sul de Israel.
Um jornal israelita, que cita fontes das negociações, admite que o acordo pode ser anunciado ainda hoje.
"Estamos a fazer progressos. Não acho que valha a pena falar muito, nem mesmo neste momento, mas espero que haja boas notícias em breve", disse Benjamin Netanyahu numa conversa com reservistas do exército.
Por seu lado, o chefe da Autoridade para Assuntos dos Prisioneiros Palestinianos, Qaddoura Fares, afirmou que “o acordo de troca de prisioneiros inclui a libertação de 350 crianças e 82 mulheres palestinianas” detidas por Israel.
Your browser doesn’t support HTML5
Possível acordo de paz poderá trazer uma pausa nos combates em Gaza
Ontem, o Presidente dos EUA disse que "estamos muito perto de trazer estes reféns para casa muito em breve.
"Não quero entrar em detalhes porque nada é feito até que seja feito”, advertiu Joe Biden.
Detalhes
Informações postas a circular pela imprensa mas sem confirmação oficial indicam que cerca de 50 mulheres e crianças dos 240 reféns poderiam ser libertadas, enquanto seria implementada uma pausa de cinco dias nos combates, mas não um cessar-fogo como os principais líderes mundiais têm pedido.
Veja Também
Presidente sul-africano acusa Israel de crimes de guerra e genocídioO jornal israelita Haaretz, que cita uma fonte envolvida nas negociações, afirma que o Qatar, que atuou como intermediário nas negociações para a libertação de reféns, publicará detalhes do acordo ainda hoje.
O Ministério das Relações Exteriores daquele país árabe confirmou que as negociações atingiram um estágio “determinante” e “final”.
Veja Também
Tanzaniano dado como desaparecido em Israel foi morto pelo HamasO chefe do Hamas, Ismail Haniyeh, considerou que um acordo de trégua com Israel sobre os reféns está"próximo", embora as Forças de Defensa Internacionais (IDF, nas siglas em inglês) continuem a atacar Gaza.
Haniyeh fez esses seus comentários num comunicado, com a agência de notícias Reuters a informar que as negociações se centraram na duração da trégua, nos acordos para a entrega de ajuda a Gaza e na troca de reféns por prisioneiros palestinianos detidos por Israel.
Veja Também
Embaixador de Israel satisfeito com posição de Angola mas reconhece "desafios" com MoçambiqueIsrael iniciou a sua campanha militar para eliminar o Hamas depois dos seus combatentes terem atacado o sul do país a 7 de outubro.
Televive disse que 1.400 pessoas foram mortas e 240 feitas reféns pelo grupo considerado terrorista pelos Estados Unidos.
Veja Também
Moçambique: Comunidades religiosas seguem com opiniões próprias o conflito entre Israel e HamasAutoridades de saúde de Gaza afirmaram que o bloqueio e a ofensiva de Gaza por parte de Israel deixou mais de 13 mil palestinos mortos, incluindo 5 mil crianças.