Links de Acesso

Venezuela: Oposição convoca greve de dois dias contra Maduro


Manifestação de 22 de Julho, Caracas, Venezuela.
Manifestação de 22 de Julho, Caracas, Venezuela.

"Nós mostraremos a Nicolás Maduro e ao seu grupo que não há amor para eles em nenhum lugar na Venezuela ou no mundo," disse um activista.

Os adversários do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, irão realizar uma greve nacional de dois dias a partir desta quarta-feira, no que é o último esforço para pressioná-lo a abandonar a eleição do fim-de-semana para formar uma Assembleia Constituinte.

A Reuters reporta que milhões de pessoas participaram numa greve de 24 horas na última semana. As empresas fecharam as portas, famílias permaneceram dentro de casa e ruas foram fechadas ou ficaram vazias em várias partes da Venezuela.

"A partir de 6:00 horas amanhã (no horário local), nós vamos paralisar o país", disse o parlamentar de oposição e activista Juan Requesens. "Nós mostraremos a Nicolás Maduro e ao seu grupo que não há amor para eles em nenhum lugar na Venezuela ou no mundo".

A oposição, que tem apoio maoritário após anos na sombra do Partido Socialista durante o mandato do predecessor de Maduro, Hugo Chávez, diz que a Assembleia Constituinte planeada pelo presidente é uma farsa, elaborada somente para mantê-lo no poder.

O presidente, de 54 anos, insiste que a votação de domingo acontecerá, apesar de intensa pressão no país e no exterior, incluindo uma ameaça de sanções económicas pelos Estados Unidos.

XS
SM
MD
LG