Links de Acesso

Venezuelanos votam em plebiscito contra o governo de Maduro


Milhares de venezuelanos saíam neste domingo, 16 de Julho, para votar num plebiscito contra o governo do Presidente Nicolás Maduro e a oposição espera que a adesão seja maciça para exigir que Maduro convoque eleições presidenciais antes do fim do seu mandato, no início de 2019.

Apesar de o governo insistir que o plebiscito não é vinculante e não conta com o respaldo do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), a Constituição faculta ao Parlamento, de maioria oposicionista, a convocação da consulta.

"Se no domingo saírem 11 milhões de venezuelanos, na segunda-feira passaremos a uma etapa de mais pressão. A hora zero depende da contundência deste 16 de Julho. As próximas horas são decisivas", disse o líder oposicionista Henrique Capriles.

"Se uma imensa maioria se manifestar, na segunda amanhecerá uma nova Venezuela. Daremos uma mensagem muito clara e o governo terá que respeitar esta decisão", acrescentou Capriles, duas vezes candidato à Presidência.

Analistas calcularam que o comparecimento estaria em torno de dez milhões de pessoas. Nas últimas eleições, as parlamentares de 2015, 7,7 milhões de pessoas votaram na oposição e permitiram que ela rompesse a supremacia chavista no Congresso.

XS
SM
MD
LG