Links de Acesso

Obama e Romney defrontam-se no primeiro debate eleitoral


Barack Obama e Mitt Romney. Sondagens sugerem que muitos eleitores americanos já decidiram em quem vão votar em Novembro
Barack Obama e Mitt Romney. Sondagens sugerem que muitos eleitores americanos já decidiram em quem vão votar em Novembro

Os dois candidatos tentam minimizar as expectativas para o primeiro debate, quarta-feira à noite, em Denver, no estado do Colorado

A campanha para a eleição presidencial nos Estados Unidos conhece quarta-feira à noite mais, o primeiro de três debates entre o Presidente Barack Obama e o seu adversário Republicano, Mitt Romney.

Os dois candidatos têm participado em simulações de debate, e tentam minimizar as expectativas para o primeiro encontro em Denver, no estado do Colorado.

“O governador Romney é muito bom em debates. Eu sou apenas bom”.

Romney efectuou um último comício antes do debate no Colorado.

“Não se trata de vencer ou de perder, ou mesmo de empatar. Trata-se de algo mais importante do que isso”.

No que diz respeito aos debates, os analistas políticos consideram existir maior pressão sobre Romney para que faça algo que altere o actual panorama político.

As sondagens apresentam o Presidente com uma pequena vantagem a nível nacional, bem como em vários estados chave onde as duas campanhas têm se confrontado pelos votos eleitorais que podem vir a decidir a corrida.

Peter Brown espera que o Presidente seja cauteloso e proteja a vantagem que detém.

“Nitidamente o Presidente está à frente e por isso não necessita nada destes debates. Ele necessita apenas que não aconteça nada que altere a situação”.

Brown afirma que Romney pode encarar os debates como sendo a ultima oportunidade de impressionar a corrida.

Mas as sondagens sugerem que muitos eleitores já decidiram por um candidato para Novembro, e os analistas salientam que os debates nem sempre tem impacto nas campanhas.

Historicamente, produziram alguns momentos críticos. Em 1980, o Republicano Ronald Reagan usou o único debate com o Presidente Jimmy Carter para inquirir se os americanos estavam em melhores condições do que nos quatro anos atrás.

Erros nos debates podem custar caro. A afirmação do Presidente Gerald Ford, em 1976, de que a Europa de Leste não estava sob a influência soviética pode ter contribuído para a sua derrota frente ao democrata Jimmy Carter.

Momentos particulares podem ficar na memória dos eleitores, como quando, em 2000, o vice presidente Al Gore bocejou em aparente frustração, ou quando o Presidente George Herbert Bush olhou para o relógio no debate de 1992.

Para além dos três debates presidenciais deste ano, está previsto um debate vice presidencial entre Joe Biden e o Republicano Paul Ryan.
XS
SM
MD
LG