Links de Acesso

Uíge: boas e más notícias sobre a situação das ravinas e do hospital municipal do Quimbele


activista Rey Daddyx Manda Chuva
activista Rey Daddyx Manda Chuva

Em entrevista à Voz da América, o activista Rey Daddyx Manda Chuva nos actualizou sobre a situação do hospital municipal e das ravinas do Quimbele, Uíge.

Hospital Municipal do Quimbele, Uíge
Hospital Municipal do Quimbele, Uíge

No dia 4 de Fevereiro de 2019, o governador Pinda Simão inaugurou um hospital de referência no Quimbele e o activista Rey Daddyx Manda Chuva lamentou a inauguração porque faltavam técnicos, médicos, enfermeiros, sangue no estoque, materiais e medicamentos. Com mais de um ano após a inauguração o activista afirmou que nada mudou.

"Os populares que procuram a saúde nesse mesmo hospital infelizmente só recebem receitas ... porque o hospital não tem medicamentos".

Quimbele, Uíge, Angola
Quimbele, Uíge, Angola

Manda Chuva contou que há alguns dias foi fazer um exame médico uma vez que estava a sofrer de paludismo. No entanto, não obteve nenhum resultado "porque o gerador não estava em condições".

O que vamos fazer com as receitas se a maioria da população é de camponês e desempregados."

E acrescentou: "Há dois ou três anos o governo central dava dinheiro para o hospital, o equivalente a 27 milhões de kwanzas (US$ 54 mil) e infelizmente no momento o hospital está a receber 12 milhões de kwanzas (US$ 24,337.14) para poder cobrir todas as despesas, sejam elas o pagamento dos funcionários contratados, que estão também há cerca de seis a sete meses sem sálarios ou subsídios."

Ravinas

Rey Daddyx Manda Chuva tinha boas notícias para partilhar sobre algumas ravinas. Ele contou que a maior ravina do Quimbele, que já existia há mais de 20 anos e ameaçava a sede municipal, está sendo tratada e daqui a mais ou menos três meses o problema deve ser solucionado por completo.

A conteção da maior ravina no Quimbele já é uma realidade
A conteção da maior ravina no Quimbele já é uma realidade

O activista também disse que o problema das ravinas que ameaçavam a Escola do Kindondo e o hospital municipal também foi resolvido. "Com as nossas entrevistas e os nossos clamores o governo atendeu".

Ravina da Escola do Kindondo foi solucionada
Ravina da Escola do Kindondo foi solucionada

Segundo Manda Chuva, dois locais ainda merecem atenção. Na saída da sede municipal do Quimbele para o município do Macocola e na centralidade onde 200 casas estão sendo ameaçadas por uma outra ravina.

Via da Comuna de Icoca, Uíge
Via da Comuna de Icoca, Uíge

Visita do Vice-Presidente prevista para Março

Rey Daddyx Manda Chuva mencionou a viagem do vice-presidente Bornito de Sousa ao município do Quimbele, a qual está prevista para Março. Manda Chuva está ansioso e animado com a visita pois assim o vice-presidente irá poder ver a falta de infra-estrutura no município e também poderá conhecer a produção agrícola local. Manda Chuva considera muito importante a visita de Bornito de Sousa para que os quimbelenses saibam que os governantes se lembram deles.

Uíge - Como está a situação das ravinas no Quimbele? E a do hospital municipal?
please wait

No media source currently available

0:00 0:07:48 0:00


XS
SM
MD
LG