Links de Acesso

Trump vs Zelensky vs Biden, uma relação complicada


Presidente Donald J. Trump

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu ao líder da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, numa ligação telefónica em Julho, que investigasse uma informação que indicava que o antigo vice-Presidente Joe Biden suspendera uma investigação contra uma empresa, na qual o seu filho trabalhava, de acordo com a transcrição do telefonema divulgada pelo governo norte-americano nesta quarta-feira, 25.

“Fala-se muito sobre o filho de Biden, que Biden interrompeu a investigação e muitas pessoas querem descobrir isso, então o que quer que você possa fazer com o procurador-geral seria óptimo”, disse Trump durante a ligação, de acordo com a transcrição disponibilizada pelo Departamento de Justiça.

O Presidente Zelensky respondeu que "o candidato" dele ao cargo de procurador "analisará a situação, especificamente a empresa que você mencionou".

A ligação entre Trump e Zelenskiy está agora no centro de um pedido para a abertura de um possível processo de impugnação anunciado ontem pela presidente da Camara dos deputados, a democrata, Nancy Pelosi.

Trump reconheceu que a questão dos Bidens surgiu durante um telefonema Zelenskiy, mas insiste que não houve pressão sobre o líder ucraniano.

O Presidente confirmou ter dito à sua equipa que iria reteria cerca de 400 milhões de dólares em ajuda à Ucrânia dias antes do telefonema.

Donald Trump já disse que tudo não passa da continuação da caça às bruxas.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG