Links de Acesso

Trump na França para abordar a luta contra o terrorismo com Macron


Donald Trump e Emmanuel Macron, Maio, 2017.
Donald Trump e Emmanuel Macron, Maio, 2017.

Macron disse que serão abordadas questões de interesse para ambas partes, “incluindo os que discordamos”.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, parte hoje com destino a França, onde vai discutir sobre a luta contra o terrorismo com o seu homólogo Emmanuel Macron e assinalar o 100º aniversário da entrada de tropas americanas na I Guerra Mundial.

Os dois líderes terão conversações na quinta-feira, apoós as quais irão falar à imprensa.

Macron disse que serão abordadas questões de interesse para ambas partes, “incluindo os que discordamos”.

Ele acrescentou que os dois países trabalham em muitas questões, entre elas a ameaça do terrorismo, crises na Síria e Líbia.

Um funcionário sénior dos Estados Unidos disse à imprensa que a Casa Branca espera que as conversações sejam dominadas pela situação na Síria e cooperação com a França na luta contra o terrorismo.

No encontro poderá ser feito algum seguimento de questões da Cimeira do G20, realizada, semana passada na Alemanha.

A França integra a coligação liderada pelos Estados Unidos, que tem realizado ataques aéreos contra alvos do grupo Estado Islâmico na Síria e Iraque, desde 2014. Grande parte desses ataques, este ano, tiveram lugar na Síria, onde o grupo tem a sua principal base, concretamente na cidade de Raqqa.

Trump e Macron estão ambos no primeiro ano de mandato e já revelaram diferenças politicas, nomeadamente no tocante à esforços internacionais para travar as mudanças climáticas. Mas partilham certas metas, como a redução de funcionários nos seus governos.

O funcionário senior americano disse que a relação entre os dois presidentes é “muito positiva”.

Na sexta-feira, Trump e sua esposa, Melania, participarão na parada anual do Dia da Bastilha, com militares franceses e americanos.

XS
SM
MD
LG