Links de Acesso

Três russos e um ucraniano suspeitos da queda do avião MH17


Comandante da polícia nacional holandesa, Wilbert Paulissen
Comandante da polícia nacional holandesa, Wilbert Paulissen

Investigadores internacionais confirmaram terem emitido mandados de captura contra três indivíduos russos e um ucraniano, suspeitos da queda do avião da Malaysia Airlines, o MH17 em Julho de 2014.

A equipa legal liderada por holandeses disse que vai processar os russos Igor Girkin, Sergey Dubinskiy e Oleg Pulatov, bem como o ucraniano Leonid Kharchenko.

O comandante da polícia nacional holandesa, Wilbert Paulissen, disse que hoje são emitidos os mandados internacionais de captura contra os primeiros suspeitos a serem processados, adiantando que estes indivíduos vão ser incluídos nas listas nacional e internacional de procurados.

Esta equipa de investigação disse em Maio de 2018, que o míssil aéreo BUK, que atingiu o Boeing 777 saiu da quinquagésima terceira brigada militar russa, com base na cidade de Kursk.

Segundo os familiares das vítimas, estes foram informados que o julgamento dos quatro homens deverá começar na Holanda em Março de 2020.

É pouco provável que os suspeitos russos sejam julgados na Holanda, porque a Rússia não permite que os seus cidadãos sejam julgados fora do país. Contudo, o paradeiro do cidadão ucraniano continua desconhecido.

Um dos suspeitos russos da queda do avião MH17 em território ucraniano, causando a morte de 298 pessoas, negou nesta quarta-feira que separatistas pró-Rússia estariam envolvidos no ataque.

"Só posso dizer que os rebeldes não derrubaram o Boeing", disse Igor Strelkov, também conhecido por Igor Girkin, à agência de notícias russa Interfax.

XS
SM
MD
LG