Links de Acesso

Suspeito de ataque a mercado de Berlim morre em tiroteio com a polícia na Itália


Cordão policial em volta do corpo de Anis Amri, depois do tiroteio entre ele e a polícia, em Milão, Itália, Dez. 23, 2016.
Cordão policial em volta do corpo de Anis Amri, depois do tiroteio entre ele e a polícia, em Milão, Itália, Dez. 23, 2016.

O suspeito do ataque com um camião num mercado de Natal de Berlim foi morto durante um tiroteio com a polícia na madrugada desta sexta-feira, 23, no subúrbio de Milão, cidade do norte da Itália, disse o ministro do Interior italiano.

"O homem morto era, sem sombra, de dúvida Anis Amri", disse Marco Minniti em referência ao tunisino de 24 anos suspeito de ter lançado um camião contra o mercado berlinense na segunda-feira, 19, matando 12 pessoas.

Minniti disse aos repórteres que Amri foi abordado por dois policías perto das 3h (horário local) em frente à estação de comboio Sesto San Giovanni, no norte de Milão.

Quando os policías pediram os documentos de identidade, Amri puxou uma arma e baleou um dos agentes, ferindo-o levemente no ombro. Ele, por sua vez, foi baleado e morreu.

"Estes dois (agentes), extremamente jovens, extraordinários, ao simplesmente cumprirem sua função, prestaram um serviço extraordinário à nossa comunidade", afirmou Minniti. Um dos dois agentes havia começado no trabalho recentemente e estava no período de teste.

Uma fonte judicial disse à Reuters que a polícia havia recebido uma pista de que Amri poderia estar na área de Milão e que patrulhas adicionais haviam sido enviadas para procurá-lo.

Um bilhete de comboio encontrado no corpo de Amri indicou que ele viajou num comboio de alta velocidade de França para Turim, outra cidade do norte italiano, segundo a fonte. Depois ele apanhou um comboio regional para o subúrbio de Milão.

Minniti forneceu poucos detalhes da operação policial, dizendo que as investigações ainda estão em progresso, e acrescentou que pode haver "desdobramentos futuros".

O Estado Islâmico assumiu a responsabilidade do ataque em Berlim, no qual o camião avançou sobre uma multidão e derrubou barracas de madeira que vendiam presentes de Natal e comidas típicas ao lado da igreja memorial Kaiser Wilhelm, no oeste da cidade alemã.

XS
SM
MD
LG