Links de Acesso

Sudão do Sul: Exército ocupa principal base da oposição


Tropas do Sudão do Sul (foto de arquivo)
Tropas do Sudão do Sul (foto de arquivo)

Oposição diz que ocupação da principal base não significa o fim da guerra da etnia Nuer contra o governo dominado pelo Dinka.

O exército do Sudão do Sul ocupou a principal base da oposição, em Pagak, perto da Etiópia, forçando a fuga de milhares, disseram hoje, à agência de notícias Reuters, os rebeldes.

O porta-voz dos rebeldes, Lam Paul Gabriel, disse que as suas forças sairam de Pagak, após o ataque, nas primeiras horas de domingo.

Lam explicou que a retirada dos rebeldes foi evitar o impacto de combates sobre a população.

Pagag é tida como a principal base da etnia Nuer, uma das principais do país, e é um ponto importante das operações dos rebeldes, desde 2014.

O governo iniciou as tentativas de ocupar a zona em Julho, o que forçou a retirada de trabalhadores humanitários e foi alvo de críticas como violação do cessar-fogo assinado em Maio pelo presidente Salva Kiir, da etnia Dinka.

Lam disse que a ocupação da principal base não significa o fim da guerra da etnia Nuer contra o governo dominado pelo Dinka.

O governo não comentou o ataque.

O Sudão do Sul está em guerra civil desde 2013, apenas dois anos depois da independência, quando Kiir despediu o seu vice-presidente, Riek Machar, da etnia Nuer.

Machar encontra-se, desde Dezembro de 2015, na África do Sul.

XS
SM
MD
LG