Links de Acesso

Luta institucional agudiza-se em São Tomé


Manuel Pinto da Costa, Presidente de São Tomé e Príncipe
Manuel Pinto da Costa, Presidente de São Tomé e Príncipe

Conflito entre a presidência e o ramo legislativo volta à tona devido a alegado desembarque ilegal de mercadorias nas praias do país.

Em São Tomé e príncipe está a agudizar-se de novo o conflito institucional entre a presidência e o ramo legislativo desta feita por causa do alegado desembarque ilegal de mercadorias nas praias do país.

Com a última revisão constitucional feita no país, boa parte dos poderes presidenciais passaram para as mãos do executivo. Apesar disso os partidos da oposição têm vindo a acusar o primeiro-ministro de tomar decisões sem o aval do presidente da república.

Desta feita ficou mais uma vez provada a existência deste conflito entre o presidente Manuel Pinto da Costa e o primeiro-ministro Patrice Trovoada, durante a introdução de uma queixa crime contra o MLSTP/PSD e o porta-voz do partido por causa das últimas acusações contra o governo.

De facto, o principal partido da oposição denunciou a presença de navios "nas imediações da costa portuária são-tomense efectuando operações ultrasecretas".
Respondendo, o primeiro-ministro são-tomense considerou como "irresponsabilidade" tais acusações.

O conflito politico volta portanto a instalar-se no arquipélago tal como salienta o nosso correspondente Óscar Medeiros.

please wait

No media source currently available

0:00 0:03:33 0:00
Faça o Download
XS
SM
MD
LG