Links de Acesso

Namibe: Ministro João Baptista Kussumua apela à inclusão social


Membros de uma familia desalojada na província do Namibe
Membros de uma familia desalojada na província do Namibe

O Ministro da Reinserção Social durante o acto de apresentação do novo governador do Namibe, Isaac dos Anjos, apelou à inclusão social

Na província do Namibe exigem-se esforços renovados de unidade e um trabalho de equipa.

A exortação é do Ministro da Reinserção Social, João Baptista Kussumua, durante o acto de apresentação do novo governador do Namibe ,Isaac dos Anjos, que substitui no palácio, Cândida Celeste da Silva, actualmente deputada da bancada parlamentar do MPLA, pelo círculo desta província.
please wait

No media source currently available

0:00 0:03:30 0:00
Faça o Download
João Baptista Kussumua que pareceu ter o pleno conhecimento dos principais problemas que têm derrocado, alguns governadores - de entre os quais, intrigas, calúnias, luta pelo poder, tribalismo, regionalismo e bajulação - numa exortação às forças vivas da província, e extensiva ao novo governador, Isaac dos Anjos, manifestou a necessidade de a província prosseguir com o ambiente de governação inclusiva e aberta, virado para solução dos principais problemas da população, e elevá-la aos patamares do desenvolvimento pretendidos pelo executivo central.

O governante disse ainda que para o sucesso de qualquer governação, impõe-se a atitude solidária e honesta de todos. Kussumua realçou a necessidade de haver esforços renovados que primem pela unidade e trabalho de equipa, com o propósito de se alcançar os principais objectivos que cativaram o eleitorado desta província, no pleito de 31 de Agosto.

O novo Governador do Namibe, Isaac dos Anjos, num tom que lhe é peculiar disse que não anda por trás dos erros cometidos pelos seus antecessores. “Parte o que encontra e faz acontecer o que tem que acontecer”.

Disse que conhece a ex-governadora do Namibe, Cândida Celeste da Silva, aquém trata por “mana” Candinha, mas, Isaac dos Anjos sublinha que não deve ser visto como alguém culpado pela sua substituição.

Isaac dos Anjos é um dos poucos governadores polémicos no país, devido à sua intransigência nas demolições de residências de cidadãos de baixa renda, referindo-se os recentes acontecimentos do Lubango, que levaram milhares de cidadãos ao matagal da Tchavola e Tchimucua em plena chuvada, causando protestos inclusive do partido no poder na Huíla, de Igrejas e outras franjas da sociedade na região sul de Angola e não só.

“Durmo tarde e acordo cedo” esta foi a máxima lançada pelo novo governador do Namibe em pleno acto de apresentação, em jeito de aviso aos membros do executivo da província.

Varias associações cívicas, igrejas e partidos políticos no Namibe, já reagiram, protestando o primeiro discurso de Isaac dos Anjos Dizem que estão de olho aberto e vão travar qualquer eventualidade que leve o governante ao cometimento de excessos abusivos contra a população vulnerável nesta província.

Ouça no próximo trabalho noticioso da VOA, a reacção dos partidos políticos e sociedade civil ao discurso do novo governador Isaac dos Anjos
XS
SM
MD
LG