Links de Acesso

Caça ao voto jovem nas presidenciais americanas


Um para a esquerda outro para a direita. Barack Obama e Mitt Romney
Um para a esquerda outro para a direita. Barack Obama e Mitt Romney

Há menos entusiasmo entre os jovens do que aquele registado em 2008 quando Obama foi eleito

Os dois candidatos às eleições presidenciais americanas estão a tentar atraír o “voto jovem” que poderá jogar uma grande importância nestas eleições.


please wait

No media source currently available

0:00 0:02:22 0:00
Faça o Download


O presidente Barack Obama disse aliás que os jovens foram crucias na sua vitória eleitoral em 2008. Quando os jovens votaram em numero record.

Agora quatro anos mais tarde o entusiasmo parece menos visível mas ambas as campanhas estão a tentar arduamente ganhar o apoio dos eleitores entre os 18 e os 29 anos.
As sondagens indicam com efeito haver nestas eleições menos entusiasmo entre a juventude mas o Presidente dos estudantes democráticos na Universidade de Marylan dTyler Grote diz que há ainda muito entusiasmo pelo Presidente Obama.

“As pessoas estão muito entusiasmadas com aquilo em que acreditam, especialmente quando nas eleições há duas pessoas com posições muito diferentes sobre como governar este país,” disse

Varias centenas de estudantes desta universidade juntaram-se para ver pela televisão o primeiro debate entre o presidente Obama e o candidato Republicano Mitt Romney
Caroline Carlson uma estudante que apoia o Partido Republicano diz que a situação económica enfraqueceu o apoio ao presidente.

“Em 2008 só se falava de mudança e esperança,” disse ela numa alusão ao “slogan” eleitoral de Obama nesse ano.

Para Carlson os jovens nesse ano “votaram por uma celebridade mas agora quando estão a terminar a universidade apercebem-se que o desemprego que para os jovens entre os 20 e os 24 anos é de 14 por cento é muito alto”.

A campanha de Romney está a tentar ganhar os votos daqueles que votaram por Obama em 2008 sublinhando precisamente a situação económica.

Tradicionalmente contudo os jovens tendem a votar pelo Partido Democrático. Heather Smith presidente da organização não partidária “Rock the Vote” que organiza concertos de rock onde leva a cabo registo de eleitores em universidades disse que as pessoas que fazem 18 anos de idade este ano são diferentes daqueles de há quatro anos atrás.

“Vão ter que ser incentivados pelos candidatos para irem votar e terem o impacto que os seus irmãos e irmãs mais velhos tiveram em 2008,” disse

Smith disse que os jovens não têm estado a seguir as eleições deste ano como em 2008. Acrescentou no entanto que esses jovens começaram agora a prestar atenção e estão a registar-se para votar.
XS
SM
MD
LG