Links de Acesso

Robert Mugabe recusa deixar o poder


Presidente Robert Mugabe falou à nação a partir da Casa Oficial do Estado, em Harare, Zimbabwe, Nov, 19, 2017.
Presidente Robert Mugabe falou à nação a partir da Casa Oficial do Estado, em Harare, Zimbabwe, Nov, 19, 2017.

O Presidente do Zimbabwe, Robert Mugabe, ignorou o prazo de abandono de poder ao meio dia de hoje, restando a impugnação como única via para o seu afastamento.

No seu discurso televisivo de domingo, 19 de Novembro, Mugabe havia expressado claramente que não pretendia abandonar o cargo, apesar de ter sido removido da liderança do seu partido ZANU-PF.

Milhões de zimbabweanos que seguiram o discurso ficaram frustrados ao ouvir Mugabe a afirmar que irá orientar o congresso do ZANU – PF, no próximo mês.

Mugabe não fez menção à renúncia, nem de levar a intervenção militar na crise política no país com seriedade.

"A operação ... não constituiu uma ameaça à nossa ordem constitucional, nem desafia a minha autoridade como chefe de Estado, nem mesmo como comandante em chefe", disse Mugabe.

Danças e cânticos de oração no Zimbabué
please wait

No media source currently available

0:00 0:00:59 0:00


O ZANU – PF havia determinado, na reunião de domingo, que Mugabe deveria abandonar o poder até o meio dia de hoje, 20. O partido, do qual Mugabe é co-fundador, colocou Emmerson Mnangagwa na liderança.

Mnagagwa, ex-vice presidente do Zimbabwe, foi demitido, este mês, por Robert Mugabe, no que foi visto em muitos círculos como uma acção destinada a substituí-lo por Grace Mugabe, esposa do líder no poder há 37 anos.

Lovemore Matuke, líder do partido, disse à Associated Press que o discurso de Mugabe foi surpreendente e não em linha como o que se esperava, uma vez que a renúncia era uma forma de evitar o embaraço da impugnação.

Chris Mutsvangwa, chefe da poderosa associação de veteranos de guerra, disse que “vamos à impugnação e estamos a convocar mais manifestações populares”.

Shaderick Guto, professor da UNISA (University of South Africa) diz que Mugabe está a tentar fazer um jogo, porque sabe que o exército tem, receio de ser ostracizado pela SADC e União Africana se avançar para o golpe de Estado.

XS
SM
MD
LG