Links de Acesso

Quais são os efeitos da migração no processo de democratização em África?


Ana Magdalena Figueroa, doutoranda da Universidade de São Paulo, Brasil.
Ana Magdalena Figueroa, doutoranda da Universidade de São Paulo, Brasil.

Este ano Ana Magdalena Figueroa, doutoranda da Universidade de São Paulo, Brasil, foi convidada pelo cientista político Dr. Issau Agostinho, a fim de contribuir para um livro que ele e outros académicos africanos estão a escrever sobre a democratização em África.

Figueroa ficou responsável por escrever sobre os efeitos da migração no processo de democratização no continente africano, desde que a população de cada país tenha pelo menos 500 mil habitantes.

Depois de montar uma base de dados com 50 países, ela fez uma análise levando em consideração o movimento de pessoas de um país para o outro e o dinheiro que os migrantes enviam para os familiares nos países de origem.

Após examinar os dados, Figueroa descobriu que os migrantes aumentam de facto a probabilidade de democratização nos países de origem, além de também aumentarem a probabilidade de crescimento económico naqueles regimes que são mais autocráticos ou mais democráticos. No entanto, para os países que estão no meio da escala, a influência é bem menor.

As diásporas, imigrantes que moram fora do país por pelo menos um ano, também começam a ter um efeito positivo na probabilidade de democratização, levando-se em conta as remessas e as questões económicas, sociais e políticas.

Figueroa explica que o livro está no processo de peer reviewing e pode ficar disponível na forma impressa ou online a partir de Novembro ou Dezembro.

BIOGRAFIA - Em 2008, Ana Magdalena Figueroa obteve o diploma de bacharel em Contabilidade e Finanças na Universidade Don Bosco em El Salvador e em 2012 terminou o mestrado em Ciências Políticas e Relações Internacionais na Universidade Chosun, Coreia do Sul, onde escreveu a tese sobre "O Impacto da Globalização no Desenvolvimento Humano dos Países em Desenvolvimento".

Ela é membro da Associação Internacional de Estudantes de Ciências Políticas (IAPSS) e Editora do Journal Politikon, da mesma associação. Também é Directora da seção da América do Norte da revista online Il Geopolitico com base na Itália.

Confira a entrevista na íntegra!

Entrevista com Ana Magdalena Figueroa
please wait

No media source currently available

0:00 0:05:16 0:00

XS
SM
MD
LG