Links de Acesso

Pyongyang pode estar a preparar lançamento de mísseis


Reportagem na TV sobre um lançamento norte-coreano. Foto de arquivo.

A Coreia do Norte pode estar a preparar o lançamento de míssil ou espacial, reporta a estação americana National Public Radio (NPR).

A NPR cita uma análise de imagens de satélite das instalações de Sanumdong, perto de Pyongyang, que revelam a presença de camiões, carros, vagões e guindastes.

Esse conjunto de equipamento tem a imagem do que acontece quando os norte-coreanos estão a construir um foguete, disse Jeffrey Lewis, pesquisador do Instituto Middlebury de Estudos Internacionais, em Monterey, na Califórnia.

Lewis estudou as imagens, fornecidas pela DigitalGlobe, fornecedora comercial de imagens espaciais dos EUA.

Esta revelação surge após o presidente Donald Trump ter afirmado que ficaria "muito desapontado" se a Coreia do Norte estiver a retomar os testes nucleares, depois do recente encontro com o líder norte-coreano Kim Jong-un.

"Herdei uma bagunça"

Trump fez o comentário, na sexta-feira, 8, quando se preparava para viajar para o Alabama para ver os danos provocados pelo tornado. Ele disse que as relações EUA-Coreia do Norte melhoraram muito ao longo do seu mandato.

"Olha, quando eu entrei", disse ele, "sob o governo Obama, a Coreia do Norte era um desastre (…) Eu herdei uma bagunça," disse Trump.

Ele continuou: "Agora não nenhum teste (…) Vamos ver o que acontece, mas eu ficaria muito desapontado”.

Trump e Kim reuniram, na semana passada no Vietnam, para chegar a um acordo sobre a desnuclearização norte-coreana. Mas a reunião foi interrompida por um impasse sobre o número de instalações que a Coreia do Norte fecharia.

Após a cimeira, os jornais sul-coreanos informaram que havia evidências de novas actividades nas instalações de foguetes de longo alcance, em Sohae, um local que Kim concordou encerrar, em 2018, como parte de medidas de construção de confiança com os Estados Unidos.

A imprensa estatal norte-coreana reconheceu a fracassada reunião, pela primeira vez, na sexta-feira, dizendo que o povo da Coreia do Norte culpa os Estados Unidos pelo colapso das negociações.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG