Links de Acesso

Primeiro-ministro japonês apresenta condolências às vítimas de Pearl Harbor


Obama e Abe depositam flores
Obama e Abe depositam flores

"Não podemos escolher a história que herdamos, mas podemos escolher as lições que tiramos dela", disse o Presidente Barack Obama.

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, homenagearam nesta terça-feira, 27,, no memorial "USS Arizona", as vítimas do ataque a Pearl Harbor, cometido há 75 anos pela força nipónica durante a segunda Guerra Mundial.

Como esperado, Abe não pediu desculpas em nome do Japão, mas ofereceu condolências e falou sobre os soldados mortos no ataque.

"Cada um deles tinha pai e mãe, muitos tinham esposas e namoradas, muitos tinham filhos que adorariam terem visto crescer. Tudo isso foi encerrado. Quando contemplo isso, fico completamente sem palavras", disse.

Na sua visita a Hiroshima este ano, Obama também lamentou, mas não pediu desculpas pelo ataque americano que lançou uma bomba atómica sobre a cidade japonesa.

Shinzo Abe disse ainda que depositou flores nas águas em nome dos japoneses e se dirigiu a Obama, às pessoas nos EUA e no resto do mundo, dizendo oferecer suas "mais profundas condolências pelas pessoas que morreram aqui e por todas as pessoas inocentes que se tornaram vítimas da guerra" e afirmando que "não devemos nunca mais repetir os horrores da guerra".

O primeiro-ministro japonês lembrou ainda o papel dos Estados Unidos em reabilitar o seu país na diplomacia internacional após o fim da guerra e disse que as duas nações se uniram pelo "poder da reconciliação".

Por sua vez, Obama disse que a visita de Abe é uma lembrança de que as feridas de uma guerra podem dar espaço a uma amizade e chamou o local da homenagem de "sagrado" para os americanos, citando nominalmente alguns dos soldados que executaram actos de heroísmo durante o ataque, salvando a vida de colegas.

"Aqui em Pearl Harbor, a primeira batalha dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial despertou uma nação. Aqui, de muitas maneiras, a América amadureceu", afirmou o Presidente Americano, acrescentando que os dois países "escolheram a amizade e a paz" e lembrou que os ex-inimigos se tornaram dois dos mais importantes aliados do mundo.

"A aliança dos Estados Unidos com o Japão permanece como um pilar da paz na Ásia e no Pacífico e uma força de progresso ao redor do mundo e nunca esteve tão forte", sublinhou o Presidente americano.

"Os frutos da paz sempre superam o saque da guerra. Esta é a verdade duradoura deste porto sagrado", acrescentou.

Ao dar as boas-vindas a Abe, Obama disse que, juntos, espera que eles deem ao mundo a lição de que há muito mais a se ganhar com a paz do que em Guerra: "Não podemos escolher a história que herdamos. Mas podemos escolher as lições que tiramos dela", concluiu.

O presidente dos Estados Unidos homenageou ainda veteranos da II Guerra que estavam no local, inclusive sobreviventes do ataque a Pearl Harbor.

O ataque da aviação japonesa, preparado durante meses em segredo, provocou mais de 2.400 mortes e colocou os Estados Unidos definitivamente na segunda Guerra Mundial.

XS
SM
MD
LG