Links de Acesso

Presidente da federação espanhola de futebol é preso em investigação de corrupção


Ángel Maria Villar
Ángel Maria Villar

O presidente da federação espanhola de futebol, Ángel María Villar, que também é vice-presidente da Fifa, foi preso nesta terça-feira numa operação que também realizou buscas em diversos escritórios em Madrid como parte de uma investigação contra a corrupção, informou a polícia.

Villar, seu filho --identificado pela imprensa espanhola como Gorka-- e diversos outros membros da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) foram detidos sob alegações de conspiração, fraude e pagamentos indevidos, disse a polícia em comunicado citado pela Reuters.

Villar, um ex-jogador do Athletic Bilbao, é presidente da federação há quase 30 anos. Ele foi multado em 26 mil dólares, no ano passado, pelo Comité de Ética da Fifa por não cooperar com uma investigação sobre a disputa para sediar as Copas do Mundo de 2018 e 2022, que deflagrou a pior crise na história do órgão mundial de futebol.

Villar também é vice-presidente da Uefa e concorreu à presidência do órgão no ano passado para substituir o francês Michel Platini, antes de desistir após ser chamado para se reeleger na RFEF.

A Fifa e a Uefa disseram em comunicados separados estarem cientes dos relatos da mídia sobre Villar, mas afirmaram não ter comentários adicionais.

XS
SM
MD
LG