Links de Acesso

José Maria Neves: "Cabo Verde só tem importância estratégica se estiver ancorado em África"


José Maria Neves, Presidente eleito de Cabo Verde
José Maria Neves, Presidente eleito de Cabo Verde

José Maria Neves defende reforço das relações com os EUA e promete ser parceiro estratégico do Governo numa política externa pragmática, realista e inteligente

Cabo Verde
Cabo Verde

O Presidente eleito de Cabo Verde, José Maria Neves, aponta África como a prioridade da sua acção na política externa, mas defende uma maior aproximação ao Mercosul e à NATO, através de uma visão pragmática, realista e inteligente da posição do país no mundo.

Em entrevista à VOA, Neves reitera que a polícia externa é conduzida pelo Governo, considera estar ultrapassada a polémica em torno do SOFA, o acordo que garante certa protecção aos militares americanos no país, e defende que as relações com os Estados Unidos devem estar ao mais alto nível.

José Maria Neves: "Cabo Verde só tem importância estratégica se estiver ancorado em África" - 4:00
please wait

No media source currently available

0:00 0:04:09 0:00

“A África será a minha grande prioridade, Cabo Verde só tem importância estratégica se estiver devidamente ancorado em África, será uma área que trabalharei em cooperação estratégica com o Governo para uma inserção competitiva de Cabo Verde no continente africano, desde logo na CEDEAO”, afirma o futuro Chefe de Estado.

José Maria Neves: "Cabo Verde tem de estar ancorado no continente"
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:41 0:00

Ele lembra, no entanto, que “quem dirige a política externa de Cabo Verde é o Governo, mas o Presidente pode dar um grande contributo particularmente em África, onde os regimes são todos presidencialistas” e, em relação à conversa mantida na sexta-feira, 22, com o primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva, reiterou ter-se assentado no reforço da presença do arquipélago na CEDEAO”.

O alcance dessa visão, segundo José Maria Neves, deve ter em conta também a vizinhança de Cabo Verde, não só a CEDEAO, mas também com a Mauritânia, os Marrocos, Angola e África do Sul.

Objectivos do Presidente eleito para Cabo Verde
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:51 0:00

"Inteligência adaptativa às mudanças"

Numa visão geral da diplomacia cabo-verdiana, o Presidente eleito diz que tem de ser uma “política externa pragmática, realista e inteligente, sobretudo uma forte inteligência adaptativa no sentido de analisarmos as grande mudanças que acontecem no mundo”.

José Maria Neves
José Maria Neves

Da mesma forma que o país tem uma parceria especial com a União Europeia, na opinião de José Maria Neves é “importante Cabo Verde continuar a trabalhar no sentido de uma forte parceria especial com o Mercosul, assim como nos aproximarmos da NATO no quadro da segurança estratégica”.

Estas aproximações permitirão ao arquipélago “ter uma participação activa enquanto um país útil, um país-ponte em beneficio de Cabo Verde”.

“Estarei a trabalhar muito perto com o Governo também com a UE, países do Golfo e países asiáticos”, promete o futuro Presidente.

"Relações com os EUA são fundamentais"

Instado sobre o tipo de relacionamento com os Estados Unidos, o antigo primeiro-ministro lembra que naquela condição (2001-2016) “nos aproximamos muito dos Estados Unidos”, com o arquipélago a ser beneficiado com dois programas do Millennium Challenge Account, a acolher os exercícios da NATO, “com um grande apoio dos Estados Unidos” e o próprio Neves a ser recebido pelo então Presidente Barack Obama na Casa Branca.

José Maria Neves: "Relações com os Estados Unidos são fundamentais”
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:57 0:00

“As relações com os EUA são fundamentais para Cabo Verde e temos de trabalhar todos os dias para elevar esta parceria a um patamar muito mais elevado”, aposta Neves, para quem o SOFA (Acordo para o Estatuto dos Militares, na sigla em inglês), “não é nenhum problema”.

Ele lembra que “já houve um ´Sofa´ com o Reino da Espanha e também durante os exercícios da NATO em Cabo Verde.

“Alguns juristas levantaram a questão da inconstitucionalidade, o Parlamento aprovou, o Presidente da República já ratificou e não havendo nenhum outro problema constitucional de fundo, acho que não há absolutamente nenhum problema”, assegura o próximo inquilino do Palácio do Plateau.

José Maria Neves, antigo primeiro-ministro de Cabo Verde
José Maria Neves, antigo primeiro-ministro de Cabo Verde

Caso Saab

Quanto ao "caso Alex Saab", o enviado especial da Venezuela detido em Cabo Verde e extraditado para os Estados Unidos e que esteve na origem de um complexo processo judicial, José Maria Neves começa por destacar que o processo passou pelo Supremo Tribunal de Justiça e pelo Tribunal Constitucional, mas afirma não possuir todos os dados para se pronunciar.

“Só tenho os dados que saíram na comunicação social e o Presidente da República deve pronunciar-se de modo fundamentado relativamente a estas questões, e só me pronunciarei se for o caso no momento certo e quando estivar na Presidência e na posse de todos os dados”, conclui.

José Maria Neves: "Despartidarizar a sociedade cabo-verdiana é um imperativo"
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:13 0:00

José Maria Neves, antigo deputado, ex-presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina, ex-presidente do PAICV e primeiro-ministro entre 2001 e 2016, era docente da Universidade de Cabo Verde até ganhar a eleição presidencial, no passado 17 de Outubro, na primeira volta, com 51,7 por cento dos votos, numa votação em que havia sete candidatos.

Quinto Presidente de Cabo Verde, o quarto por eleição directa, Neves sucede a Jorge Carlos Fonseca quando tomar posse no dia 9 de Novembro.

XS
SM
MD
LG