Links de Acesso

Presidente chinês defende a globalização e ataca quem quer se isolar


Xi Jinping
Xi Jinping

Xi Jinping diz que protecionismo é como "trancar-se num quarto escuro".

O Presidente chinês, Xi Jinping, fez uma vigorosa defesa da globalização e do livre comércio num discurso no Fórum Económico Mundial, em Davos, nesta terça-feira, 17, o que ressaltou o desejo de Pequim de desempenhar um papel global maior.

Xi comparou o protecionismo a "trancar-se num quarto escuro" para se proteger do perigo, ao mesmo tempo que priva a sala de "luz e ar" e advertiu outros países contra perseguir os seus próprios interesses às custas dos demais.

O líder chinês não mencionou Donald Trump no seu discurso de quase uma hora, mas reiterou que "ninguém sairá como vencedor numa guerra comercial”.

No fórum nos Alpes Suíços, ele disse que a globalização económica tornou-se numa "Caixa de Pandora" para muitos, mas que não foi a causa de muitos problemas globais, acrescentando que as crises financeiras internacionais foram causadas pela busca excessiva de lucros e não pela globalização.

A aparição de Xi, a primeira de um líder chinês na reunião anual de líderes políticos, presidentes-executivos e banqueiros em Davos, na Suíça, ocorreu no momento em que surgem dúvidas sobre se os Estados Unidos continuarão a ser uma força de cooperação multilateral em questões como comércio e mudanças climáticas

XS
SM
MD
LG