Links de Acesso

Portugueses vão às urnas e Partido Socialista, do primeiro-ministro, é favorito


Primeiro-ministro de Portugal, António Costa, e candidato à reeleição recebe o seu boletim de voto. 6 de Outubro 2019

Portugueses começaram a votar neste domingo numa eleição que o Partido Socialista, do primeiro-ministro António Costa, deve vencer sem maioria absoluta, deixando a possibilidade de coligação como a principal questão.

Pesquisas de opinião indicam que os Socialistas ficam no topo com 36,5% a 38,8% dos votos, mas irão precisar de apoio de um ou mais partidos para permanecer no governo. O governo de minoria de Costa tem sido apoiado por dois partidos da ala mais à esquerda desde 2015.

“A principal pergunta é se teremos nossas mãos atadas”, disse Costa durante comício na sexta-feira. “Precisamos ter força para garantir quatro anos de estabilidade e para não sermos um governo de curto prazo”.

O governo de Costa tem sido elogiado pela União Europeia e em Portugal por combinar disciplina fiscal com medidas para promover crescimento, após recessão e a austeridade da crise portuguesa de 2010 a 2014.

Apesar do favoritismo, o partido socialista ficou recentemente "ferido" após terem vindo a público uma série de escândalos, desde uma disputa sobre nepotismo até o suposto envolvimento de um ex-ministro no encobrimento do exército pelo roubo de armas da base militar de Tancos.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG