Links de Acesso

Polícia acusada de prender 13 camponeses nos arredores de Luanda por interesse do administrador local


Zola Ferreira Bambi, advogado dos camponeses
Zola Ferreira Bambi, advogado dos camponeses

Corporação acusa os moradores de apropriação ilegal de terras

O comandante da polícia de Belas, Alberto Paulo "Bala, e o administrador do Distrito dos Ramiros, Miguel de Almeida, nos arredores de Luanda, são acusados pelos advogados do Observatório para Coesão Social e Justiça em Angola de terem ordenado a detenção de 13 camponeses a quem eles acusam de usurpar terras da cooperativa Verda Kwanza.

Camponeses presos em disputa de terras -2:46
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:46 0:00

Comando Provincial de Luanda garante que os camponeses vão ser levados amanhã a um julgamento sumário por ocupação de terras.

Alberto Paulo "Bala" e Miguel de Almeida são acusados de terem orientado pessoalmente a detenção dos camponeses por, alegadamente, terem apropriado de 525 hectares de terreno, no qual está implantada a cooperativa.

A acusação é de Zola Ferreira Bambi, advogado e coordenador do Observatório para Coesão Social e Justiça em Angola, que defende os camponeses.

Bambi diz que a detenção já "é ilegal por estarem há mais de 48 horas sem ser apresentados ao tribunal".

“Há interesses do comandante da polícia de Belas, Alberto Paulo "Bala", e do administrador do Distrito dos Ramiros, Miguel de Almeida, e por isso foram pessoalmente deter os camponeses”, acusa Bambi.

Entretanto, o porta-voz da Polícia Nacional em Luanda, Mateus Rodrigues, esclarece que os 13 detidos “foram apanhados em flagrante delito e vão ser julgados sumariamente na sexta-feira sob a acusação de usurpação de terreno”.

A VOA tentou contactar Alberto Paulo "Bala" e Miguel de Almeida, mas não foi possível.

Uma fonte do comando provincial da Polícia Nacional disse à VOA que a propriedade é reclamada por Desidério da Graça Veríssimo e Costa, ministro dos Petróleos de 2002 a 2008.

XS
SM
MD
LG