Links de Acesso

Camponeses acusam administrador de Ramiro de querer vender as suas terras


Em causa terras usadas por uma cooperativa de camponeses

Cerca de 500 camponeses proprietários da cooperativa Verda Kwanza, na zona de Ramiro, em Luanda, acusam o administrador local, Almeida Miguel Silva, de querer vender as terras.

Disputa de terra nos arredores de Luanda - 3:15
please wait

No media source currently available

0:00 0:03:15 0:00

O administrador é também acusado de fazer o uso da força para afugentar os agricultores.

Natália Bongue, uma das camponesas que também integra a cooperativa Verde Kwanza, acusa Almeida Miguel Silva de, em colaboração com dois cidadãos, ter dado ordens para a destruição dos produtos agrícolas na zona com o obejctivo de comercializarem os terrenos para fins habitacionais.

“O administrador de Ramiro e os senhores João Pedro e Matias Coelho querem os terrenos para os vender. Eles já têm os clientes para fazerem uma zona habitacional”, acusou Bonque.

Alberto Conga, outro membro da mesma cooperativa, afirma que ontem o administrador voltou a mandar para o campo máquinas e homens fardados para destruir a cooperativa.

“Mandaram homens fardados para nos ameaçarem ontem mesmo e queriam partir tudo, mas estávamos cáem massa. É uma máfia do administrador e seus colaboradores”, apontou Conga.

Matias Coelho, um dos acusados, disse à VOA que a zona pertence a um único homem, conhecido como soba Chivela, que começou um processo de venda e que decorre junto da Administração dos Ramiros, pelo facto de o soba entender que a cooperativa hoje já não corresponde aos seus interesses.

“Eu não sou da administração e não sei por que os camponeses passam a vida a ameaçar-me até porque sou a pessoa que está a defender o dono do espaço. Aquele espaço é do soba Chivela, que lhes tinha dado o espaço para agricultara” explicou.

Refira-se que recentemente três elementos da cooperativa foram detidos e soltos a mando do Administrador de Ramiros.

A VOA contactou o administrador Almeida Miguel Silva, mas não obteve qualquer resposta.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG