Links de Acesso

Peru: Fujimori sob investigação por alegada lavagem de dinheiro


Fujimori ao centro
Fujimori ao centro

Procuradores do Peru iniciaram uma investigação por lavagem de dinheiro contra a candidata presidencial Keiko Fujimori e seu marido.

A investigação foi aberta em Março, mas só nesta Sexta-feira, 20 de Maio, foi de conhecimento público, depois de uma reportagem do jornal peruano El Comercio.

A investigação foca-se em alegadas transações financeiras e contribuições de campanha suspeitas, que Fujimori nega serem verdadeiras.

A reportagem surge duas semanas antes dos peruanos irem às urnas, para eleger um novo presidente e dois dias depois de um assessor de Fujimori ter-se demitido devido a uma investigação a um esquema de lavagem de dinheiro.

Fujimori, que pode tornar-se na primeira mulher presidente do Peru, é de centro-direita e está na corrida renhida para a presidência contra o ex economista do Banco Mundial Pedro Kuczynski.

Keiko Fujimori é filha do ex Presidente Alberto Fujimori, que governou o Peru num regime de autoritarismo, o que a coloca numa posição antagónica perante muitos peruanos que prometeram nunca votar Fujimori.

XS
SM
MD
LG